Home > Dicas

Corrija falhas no Windows registrando DLLs outra vez

Você pode solucionar alguns problemas muito comuns do Windows ao recarregar arquivos do sistema

Scott Dunn - PCW/EUA

17/07/2006 às 15h50

Foto:

Você pode solucionar alguns problemas muito comuns do Windows ao recarregar arquivos do sistema

Windows XP e 2000 armazenam informação sobre muitas de suas funções em arquivos conhecidos como dynamic link libraries (DLLs). Dados sobre as DLLs são armazenados no Registro do Windows. Quando a entrada de um arquivo DLL no Registro é corrompida, o sistema operacional pode se recusar a abrir arquivos ou páginas web, ou apresentar algum outro comportamento estranho. Felizmente a ferramenta regsvr32.exe do próprio Windows traz dados da DLL de volta ao Registro e recupera o arquivo danificado.

Mesmo que você não saiba ao certo qual informação da DLL está faltando ou foi corrompida, mal não faz re-registrar uma DLL que foi instalada com o Windows. A seguir, correções para vários problemas que costumam se originar de entradas de DLL no Registro corrompidas.

Tenha uma interface amigável

Muitos problemas podem ser resolvidos apenas registrando outra vez o arquivo Shell32.dll, que armazena informação sobre a interface do Windows e é usada para abrir arquivos e páginas web. A re-instalação desta DLL  restaura previews de imagens JPEG ou GIF sob a guia Área de Trabalho da caixa de diálogo Propriedades de Vídeo (clique com o botão direito na área de trabalho e escolha Propriedades para ver esta caixa de diálogo). Também repara a capacidade de ativar o assistente Criar Atalho (clique com o botão direito na área de trabalho e escolha Novo, Atalho), bem como o comportamento de duplo clique de ícones de pastas, que é facilmente corrompido. Para restaurar esta DLL, escolha Iniciar, Executar, digite regsvr32 /i shell32.dll e pressione Enter. (A chave /i significa “instalar”.) Uma mensagem informa se o comando funcionou. Talvez você precise reiniciar o Windows para ver o efeito.

DLL executar

Restaure o Windows Picture and Fax Viewer (só XP)
Se você não conseguir ver fotos ou faxes clicando duas vezes nos ícones de arquivos, registre outra vez a DLL do visualizador: escolha Iniciar, Executar, digite regsvr32 /i shimgvw.dll e pressione Enter. Novamente, surgirá uma mensagem indicando se a solução de recarregar a DLL deu certo.

DLL ok final

Ressuscite o Assistente para Adicionar Local de Rede (só XP)
Há casos em que, para restaurar uma função danificada, você tem que executar o comando regsvr32 /i várias vezes, uma para cada DLL cujos dados precisam ser restaurados. Por exemplo, se você clicar em Criar uma nova conexão no painel esquerdo da janela da pasta Meus Locais de Rede e nada acontecer, talvez você possa ressuscitar o Assistente para Adicionar um Local de Rede executando três comandos, um após o outro, na caixa Executar do Windows: escolha Iniciar, Executar, digite regsvr32 /i netplwiz.dll e pressione Enter. Agora siga as mesmas etapas, mas, desta vez, mude a linha de comandos para regsvr32 /i mshtml.dll. Por fim, execute a linha de comandos regsvr32 /i shell32.dll.

Restaure Inicialização Rápida
Se você clicar com o botão direito do mouse na barra de tarefas. escolher Barras de Ferramentas, Inicialização Rápida e receber uma mensagem de erro dizendo que a barra de ferramentas não pode ser criada, talvez você não tenha a pasta Quick Launch (Inicialização Rápida), entradas vitais do Registro ou algum outro arquivo importante. A pasta Inicialização Rápida deve estar em C:\Documents and Settings\profile name\Dados de Aplicativos\Microsoft\Internet Explorer (profile name é a conta ao qual você está logado). Se não estiver lá, você pode criá-la manualmente (clique em Arquivo, Novo, Pasta dentro da pasta mencionada acima e batize-a de Quick Launch) ou deixar o Windows criá-la para você. Se preferir a segunda opção, escolha Iniciar, Executar, digite ie4uinit.exe e pressione Enter. Agora experimente exibir a barra de ferramentas Inicialização Rápida outra vez.
Se não funcionar, clique em Iniciar, Executar, digite regsvr32 /i shell32.dll e pressione Enter. Em seguida, clique em Iniciar, Executar, digite regsvr32 /i browseui.dll e pressione Enter.

ShutDownPro: mais do que um brinquedo para desligar o sistema
Muitas ferramentas permitem que você desligue, faça logoff, hiberne ou reinicialize seu PC com um único (ou duplo) clique. O ShutDownPro, freeware desenvolvido por Kurt Zimmerman, faz tudo isso e mais. Clique com o botão direito do mouse em seu ícone na bandeja para verificar os recursos do sistema; mude a resolução da tela; minimize, maximize ou feche todas as janelas; recrie o cache de ícone; desconecte da rede ou reinicialize a rede; e acesse uma gama de informações do sistema. Você pode automatizar o desligamento para alguma hora ou data especificada ou depois que o Windows executou por um tempo determinado. O programa permite, inclusive, que você esvazie o cache de Internet ao desligar. Clique aqui para obter uma cópia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail