Home > Notícias

HP cria chip wireless do tamanho de um grão de arroz

Pequeno chip sem fio tem capacidade para guardar um curto videoclipe, fotos digitais ou algumas dúzias de textos, segundo a HP

Por Sumner Lemon, para o IDG Now!*

17/07/2006 às 11h28

Foto:

Pequeno chip sem fio tem capacidade para guardar um curto videoclipe, fotos digitais ou algumas dúzias de textos, segundo a HP

Pesquisadores da HP desenvolveram um novo chip de memória com capacidades de conexão sem fio que é praticamente do tamanho de um grão de arroz, anunciou a empresa nesta segunda-feira (17/07).

O protótipo do Memory Spot, desenvolvido pelo Laboratório da HP, contém de 256Kbits a 4Mbits de memória e pode transferor dados sem fio a uma velocidade de até 10Mbps (Megabits por segundo).

A capacidade de armazenamento do pequeno chip permite armazenar nele um curto videoclipe, fotos digitais ou algumas dúzias de textos, segundo a HP, que garante que o chip não precisa de bateria.

Os chips Memory Spot obtêm energia a partir de uma tecnologia chamada pareamento indutivo, que permite que a energia passe de um componente a outro por meio de um campo eletromagnético compartilhado. No caso deste chip da HP, a fonte de energia é o dispositivo que lê e grava os dados.

Os dados guardados no Memory Spot podem ser acessados por uma série de dispositivos, como celulares e PDAs especialmente desenvolvidos, tornando-os propícios a uma serei de fins, como anexos eletrônicos aplicados a documentos e fotografias.

A HP está estudando diversas aplicações para o componente, mas ainda não divulgou quando ele estará disponível.

O Memory Spot é similar à etiquetas de radiofreqüência (RFID), desenhadas para guardar informações que podem ser lidas remotamente. No entanto, a tecnologia tem algumas diferenças em relação ao chip da HP, incluindo o fato de que pode ser lida de longas distâncias, enquanto o chip da HP deve estar “relativamente próximo” ao dispositivo de leitura para funcionar.

*Sumner Lemon é editor do IDG News Service, em Pequim.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail