Home > Notícias

Comprova.com ultrapassa 10 mil usuários

Serviço de certificação digital vê aumento do número com maior maturidade do usuário

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

19/07/2006 às 19h51

Foto:

Serviço de certificação digital vê aumento do número com maior maturidade do usuário

O serviço Comprova.com, especializado em certificar digitalmente o envio e recebimento de mensagens e documentos eletrônicos, ultrapassou a marca de seus 10 mil usuários físicos desde o início de suas operações, em 2003.

O serviço permite que empresas ou usuários físicos comprovem a veracidade de um e-mail e rastreiem sua trajetória até a caixa postal do destinatário. Ao enviar uma mensagem, o usuário pode estipulá-la um Carimbo do Tempo, selo certificado pelo Observatório Nacional que registra a hora de seu envio.

O preço dos selos digitais integrados às mensagens variam de 1 real para comprovação de envio ou 3,90 reais para rastreamento de e-mails ou documentos. A certificação de um contrato enviado online sai por 7,80 reais.

Graças ao Email Comprova, o serviço cria um relatório explicitando dados sobre a leitura da mensagem enviada. Este perícia digital, junto à certificação do Observatório Nacional, confere valor jurídico aos e-mails que utilizam o serviço.
O número de acessos, segundo Marcos Nader, diretor-geral do Comprova.com, ainda é abaixo da expectativa, mas baixo para o potencial que o serviço poderá apresentar.

"Ainda falta maturação do usuário brasileiro com certificação digital. É preciso que eles conheçam melhor os benefícios de ter sua mensagem assinada digitalmente", afirma o executivo, que revela que, no último ano, o número de usuários começou a crescer substancialmente.

Mesmo com a expectativa do executivo, o serviço bateu recorde de envio de mensagens em abril, com 363 mil transações registradas. Recorde para o serviço, o número representa crescimento de 300% em relação a abril do ano passado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail