Home > Notícias

Samsung inicia produção em massa de chip de memória com 8 Gb

Dispositivo com memória flash do tipo NAND permitirá memory keys e cartões de memória com capacidade de até 16 GB até o final do ano

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

19/07/2006 às 12h58

Foto:

Dispositivo com memória flash do tipo NAND permitirá memory keys e cartões de memória com capacidade de até 16 GB até o final do ano

Telefones celulares, iPods, memory keys e outros dispositivos deverão se beneficiar do chip NAND de memória flash com 8 G-bit que a Samsug começará a fabricar em massa, segundo comunicado da empresa divulgado nesta quarta-feira (19/07).

A maior fabricante de chips de memória do mundo não apenas encolheu em 25% o chip em comparação ao design anterior, mas também aumentou a quantidade de músicas, vídeos e outros dados que podem ser guardados em pequenos dispositivos, segundo a empresa.

Usuários deverão ver um aumento na quantia de dados armazenados em pequenos gadgets dentro dos próximos seis meses graças ao chip. A Samsung disse que o chip com 8 G-byte poderá armazenar 2.000 arquivos MP3 ou 225 minutos de vídeo com qualidade de DVD. É preciso oito chips de 8 G-bits para criar um aparelho com 8 G-bytes.

A memória flash NAND desejada é formada ao integrar verticalmente dois pacotes de 4 G-byte, cada um carregando um conjunto com quatro dispositivos de 8 G-bit. Esta é o tipo de inovação que a indústria de armazenamento USB vem esperando para empurrar seus aparelhos para capacidades que cheguem a até 16 G-byte.

O problema para fabricantes de aparelhos agora é a necessidade de usar quatro controladores de chips em um drive, o dobro dos usados em um modelo com 8 G-byte. As empresas esperam encontrar a solução até o final do ano, o que significa que usuários poderão encontrar memory keys com 16 G-byte nas lojas durante o Natal.

A Samsung está usando a tecnologia de produção de 60 nanômetros para produzir chips. A medida dos nanômetros indica o menor tamanho de transistores outros componentes do dispositivo.

Diminuir o tamanho de chips de memória NAND é particularmente importante já que estes dispositivos são usados em muitos aparelhos pequenas, o que pode influir na diminuição de MP3 players, celulares e câmeras digitais.

*Dan Nystedt é editor do IDG Nes Service, em Taipei

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail