Home > Dicas

Controle suas mensagens no Gmail

Se você resolveu centralizar todas as suas mensagens no e-mail do Google, aprenda como administrar grandes volumes de informação

David de Oliveira Lemes

20/07/2006 às 16h13

Foto:

Se você resolveu centralizar todas as suas mensagens no e-mail do Google, aprenda como administrar grandes volumes de informação

Com o aumento constante da capacidade de armazenamento do Gmail, muita gente vem centralizando todas as suas mensagens no e-mail do Google. Isso é possível, mas exige organização para que você não se perca em meio a tantas mensagens e contas. E como fazer para administrar uma grande quantidade de e-mails sem enlouquecer? Um das saídas é usar um filtro de mensagens. Veja como fazer.

numero01O primeiro passo é identificar que tipo de mensagem você quer aplicar um filtro. Pode ser e-mails de uma lista de discussão, piadas daquele amigo do colégio ou até mensagens do seu chefe que descobriu seu e-mail pessoal. Selecionar que tipo de e-mail filtrar é fundamental nesta parte do processo, pois o filtro é criado usando palavras-chave.

numero02Identificado o tipo de e-mail, clique em Configurações, Filtros e Criar Novo Filtro. Depois disso, é só escolher os critérios para sua criação. Você pode filtrar um e-mail específico, um assunto ou palavras genéricas. Neste exemplo, vamos filtrar todos os e-mails que possuem a palavra “radinho” no campo Assunto. Feito isso, clique no botão Próxima Etapa.

Criar Filtro Gmail
Criar Filtro Gmail 2

++++
numero03Selecione agora a opção Ignorar Caixa de Entrada e logo em seguida, Aplicar o Marcador. Se você não possuir um marcador específico, pode criá-lo agora. Marcadores são como pastas e ajudam na organização das mensagens. Após criá-lo, basta selecioná-lo e em seguida, clicar em Criar Filtro.

Criar Filtro Gmail 3

numero04Se seu objetivo era somente organizar os e-mails que chegam à sua caixa postal, o filtro está pronto.  Com esta rotina, todos os e-mails que chegarem com a palavra “radinho” receberão o marcador verde com o mesmo nome e não ficará mais na caixa de entrada. Eles aparecerão direto no marcador que fica no lado esquerdo da interface principal do Gmail, indicando que ainda precisa de leitura.

numero05Mas existem também outras opções para a criação de filtros como: Encaminhar Para, onde você pode enviar a mensagem que recebeu para um outro e-mail ou simplesmente deletar o e-mail indesejado. Uma alternativa interessante é de apagar mensagens que siga determinado critério automaticamente. Vale lembrar que esses critérios são criados por você. Para usar estes recursos o processo é o mesmo: identifique os e-mails e crie os filtros usando palavras-chave.

É isso, chegou a hora de você organizar o seu Gmail. Mãos à obra.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail