Home > Notícias

Nokia lança linha NSeries de celulares multimídia no Brasil

Empresa oficializa entrada de cinco modelos da linha focada em música e vídeo digital até novembro, com preços ainda não definidos

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

25/07/2006 às 19h21

Foto:

Empresa oficializa entrada de cinco modelos da linha focada em música e vídeo digital até novembro, com preços ainda não definidos

A Nokia detalhou nesta terça-feira (25/07) a introdução no mercado nacional da sua NSeries de telefones celulares, linha de aparelhos mais sofisticados da marca com foco em funções multimídia.

Até o final do ano, a empresa finlandesa pretende lançar no país cinco novos modelos da linha que conta com sistema Symbian 8.1, introduzida no mercado brasileiro no segundo semestre de 2005 com o N90.

"Todos tem a convergência de tecnologias com o principal foco. Por mais que se concentrem em categoria multimídia específicas, todos contam com funções básicas de PDA, câmera e MP3 player", afirma Juliana Barbiero, gerente de marketing para multimídia da Nokia.

A popularidade dos aparelhos no mercado nacional, segundo Barbiero, está garantida pelo fato da série não contar com concorrentes no Brasil.

"Quando se fala em um celular musical com 4 GB internos, é difícil comparar com um que tem 512 MB de memória", afirma, cutucando a popular linha Walkman de telefones musicais da Sony Ericsson.

Topos de linha entre as novidades, os modelos N91 e N93 são sucessores do N90 e se destacam pela capacidade de armazenamento e pela câmera fotográfica embutida, respectivamente.

O foco do N91 em música digital é claro com seu HD interno de 4 GB e seu plug convencional para fones de ouvidos, que facilita que usuários ouçam as canções. O aparelho conta ainda com câmera de 2 megapixel.

Já o N93 se concentra em funções visuais, como a câmera digital de 3,2 megapixel e as lentes Carl Zeiss que oferecem zoom óptico de 3x - segundo a Nokia, este é o primeiro celular com zoom do tipo. O celular ainda pode ser conectado à TV e acessa conteúdo de televisão móvel por redes 3G ou redes Wireless.

Ainda no foco em funções fotográficas, o N73 apresenta duas câmeras fotográficas -  a principal, com resolução de 3,2 megapixel e lentes Carls Zeiss, está na parte de trás, enquanto a secundária conta com resolução VGA para fazer ligações com vídeo. O celular ainda toca arquivos em MP3 pelos alto-falantes estéreo e oferece Bluetooth.

Os modelos N80 e N70, por outro lado, apresentam um bom equilíbrio entre funções de vídeo e áudio. Mais simples entre as novidades, o primeiro tem câmera com 2 megapixel e 35 MB internos para vídeos baixados por redes 3G ou músicas sincronizadas pela interface USB.

Por sua vez, o N70 traz, em seu corpo no formato slider, câmera de 3 megapixels, memória interna de 40 MB, player musical e acesso a redes sem fio para que usuários naveguem pela web ou respondam e-mails remotamente.

Os cinco novos celulares deverão ser lançados no mercado nacional um por mês, começando pelo N70. Em agosto, chega às prateleiras o N80, seguido pelo N91, pelo N93 e pelo N73, que fecha os lançamentos em novembro.

A Nokia Brasil ainda não tem previsão de preço para nenhum dos novos modelos da N Series.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail