Home > Notícias

Vulnerabilidades crescem 60% no primeiro semestre de 2006, diz ISS

Número de brechas encontradas saltou de 2.194 para 3.523, ilustrando crescente ameaça de invasões e roubos de dados, segundo empresa

Por Redação do IDG Now!

26/07/2006 às 18h25

Foto:

Número de brechas encontradas saltou de 2.194 para 3.523, ilustrando crescente ameaça de invasões e roubos de dados, segundo empresa

A empresa de segurança Internet Security Systems alertou nesta quarta-feira (26/07) que foram descobertos 3.523 novas vulnerabilidades em softwares de toda espécie durante o primeiro semestre de 2006.

O número representa um aumento de 60% em relação às 2.194 brechas encontradas em aplicativos por sua divisão X-Force de segurança digital durante os seis primeiros meses de 2005.

Entre os ataques que se exploravam nas falhas, o alerta da ISS destaca o acesso a redes por usuários não autorizados, em 55% das brechas, e o roubo de dados confidenciais, explorado em 15% das falhas.

“O crescimento das descobertas de vulnerabilidades são um sério sinal de que as possibilidades de invasão e roubo de informações também estão aumentando”, afirmou o presidente da ISS Rogério Morais.

Estudos referentes ao primeiro semestre de 2006 indicam também que as pragas detectadas no período se concentravam em cavalos-de-tróia e ameaças espiãs, que roubavam dados do usuário sem qualquer alarde.

Analistas do mercado apontam que a ação sorrateira empregada por hackers nos últimos meses indica uma mudança no perfil dos ataques, que visam mais o lucro financeiro do que a glória pessoal.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail