Home > Notícias

Brasil deverá vender 1,3 milhão de câmeras digitais em 2006, diz GfK

Dados afirmam que vendas do mercado nacional terão crescimento de 20% em comparação a 2005, puxadas por modelos de até 5 megapixel

Por Redação do IDG Now!

27/07/2006 às 11h37

Foto:

Dados afirmam que vendas do mercado nacional terão crescimento de 20% em comparação a 2005, puxadas por modelos de até 5 megapixel

O número de câmeras digitais vendidas durante o ano de 2006 deverá chegar a 1,3 milhões de unidades, segundo pesquisa divulgada pela consultoria GfK nesta quinta-feira.
Segundo o documento, a cifra representa um acréscimo de 20% nas vendas referentes ao ano passado, quando foram comercializadas cerca de 1,08 milhão de equipamentos legalmente.

O número real deverá ser maior que o apresentado pela GfK, já que os dados da empresa se referem apenas a câmeras vendidas legalmente no país - aparelhos trazidos do exterior ou comprados por contrabando não são computados.

A GfK também afirmou que grande parte das máquinas digitais ativas no país hoje têm entre 4 e 5 megapixels.

A dominação é refletida nas vendas correspondentes ao mês de maio. Equipamentos com resolução entre 4 e 5 megapixels foram os mais vendidos do período, com 29,6% do volume comercializado.

Logo atrás, aparece as câmeras entre 5 e 6 megapixels de resolução, com 28% do mercado, seguida por equipamentos capazes de tirar fotos entre 3 a 4 megapixels.

Câmeras digitais mais poderosas, com mais de 6 megapixel, foram responsáveis por 11,7% do mercado, enquanto modelos mais simples, que contam com resolução entre 1 e 3 megapixels, contabilizaram 3,8% das máquinas.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Material Fotográfico e de Imagem (Abimfi), o país tem atualmente base instalada de 17,1 milhões de câmeras tradicionais, contra 3,5 milhões de digitais.

Caso siga o ritmo de crescimento acima dos 50% registrados pelo IDC nos dois últimos anos, o número de câmeras digitais deverá ultrapassar o de câmeras analógicas no mercado nacional apenas em 2012.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail