Home > Notícias

APC lança no-break desenvolvido no Brasil

O Back-UPS RS 1200 pode proteger até dois PCs e uma jato de tinta ao mesmo tempo

Mário Nagano

28/07/2006 às 11h53

Foto:

O Back-UPS RS 1200 pode proteger até dois PCs e uma jato de tinta ao mesmo tempo

A APC anunciou hoje o lançamento do Back-UPS RS 1200, seu primeiro produto desenvolvido pela nova célula de pesquisa e desenvolvimento da empresa no Brasil.
 
Segundo Helton Capella, diretor de marketing da APC para a América Latina, os modelos RS fazem parte de uma linha mais nobre da empresa sendo que o RS 1200 foi projetado para atender algumas particularidades locais como trabalhar tanto em redes de 110 ou de 220 Volts (algo único) além de ser mais resistente à certos distúrbios da rede elétrica como sub-voltagem, picos e surtos de até 450 Joules.
 
Fora isso, Capella afirmou que o RS 1200 oferece maior autonomia de bateria, recurso muito atraente para aqueles que sofrem com problemas constantes de falta de energia. Segundo a empresa o produto tem condições de manter em funcionamento um PC com monitor LCD de 17" por mais de uma hora.
 
O RS 1200 é um equipamento de 1.200 VA com fator de potência de 0,5 o que resulta numa potência real em torno de 600 Watts, energia suficiente para proteger até dois PCs com monitor CRT de 19" e uma impressora jato de tinta ao mesmo tempo.
 
Para isso, o RS 1200 vem equipado com oito tomadas tripolares (sendo duas levemente afastadas para aceitar blocos adaptadores de rede elétrica) proteção para porta de rede ou telefone, além de disjuntores para entrada e saída o que dispensa o uso de fusíveis.
 
Assim como outros produtos da casa, o RS 1200 possui uma porta de comunicação de desenho proprietário que permite conectar o no-break  ao PC via porta serial ou USB.
 
Com isso é possível utilizar o utilitário PowerChute Personal Edition que gerencia várias funções internas do equipamento como estado das baterias, carga de trabalho, auto-testes periódicos e até ações para desligar o computador antes que as baterias se esgotem.
 
O curioso é que para usufruir desse recurso é necessário um cabo de comunicação especial que não irá acompanhar o produto.
 
Quando questionado sobre essa ausência, Capella explicou que segundo levantamentos realizados pela sua empresa, cerca de metade dos usuários que adquiriram um produto da APC com esse cabo incluso não o utilizam.
 
Baseado nisso, a empresa optou por não incluir o cabo que obviamente tem um custo (aproximadamente 50 reais) no RS 1200 o que ajudou a baixar seu custo de produção e consequentemente seu preço sugerido de venda: 420 reais.
 
Apesar disso, como promoção de lançamento, o cabo de comunicação estará sendo entregue junto com o PowerChute Personal Edition gratuitamente para aqueles que comprarem o equipamento até o dia 31 de agosto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail