Home > Notícias

Mercado de smartphones cresce 55% no segundo trimestre

O mercado atingiu a marca de 18,9 milhões de equipamentos vendidos e a Nokia liderou o mercado, com 47,7% de participação.

Por Redação do Computerworld

01/08/2006 às 14h53

Foto:

O mercado atingiu a marca de 18,9 milhões de equipamentos vendidos e a Nokia liderou o mercado, com 47,7% de participação.

O mercado de smartphones registrou crescimento de 55% no segundo trimestre do ano, atingindo a marca de 18,9 milhões de equipamentos vendidos, aponta pesquisa conduzida pela consultoria Canalys.

De acordo com o levantamento, a Nokia foi a líder de mercado, com 9 milhões de smartphones comercializados e 47,7% de participação. A companhia apresentou alta de 34,9% nas vendas sobre 2005.

Em um distante segundo lugar aparece a Motorola, com 1,5 milhão de equipamentos vendidos e 8,4% do mercado, à frente da RIM, que registrou 1,18 milhão de equipamentos e 6,2% do mercado.

A Sharp e a Palm aparecem em seguida, com 6,1% e 6,0% de participação, respectivamente. Outros fabricantes - como HP, Dell, entre os demais - detêm, somados, 25,6% do mercado, e foram responsáveis pela comercialização de 4,8 milhões de smartphones.

Segundo Nick Spencer, analista da Canalys, a Sharp apresentou o maior crescimento entre os cinco principais fornecedores, com vendas de mais de um milhão de smartphones Symbian no Japão. Outro destaque posiivo, segundo ele, foi a Motorola, segunda empresa em crescimento.

"A Motorola estabeleceu metas bastante ambiciosas no trimestre, e fez um bom trabalho no lado dos fornecedores. Mas agora, ela precisa ser o tipo de empresa que vai se sustentar no longo prazo", apontou em um comunicado.

Na divisão geográfica, o mercado da América do Norte apresentou ligeiro declínio, segundo o executivo. No entanto, foi a queda de 42% registrada nos países da Europa, Oriente Médio e África que afetaram principalmente os números.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail