Home > Notícias

Microsoft lança Windows Live Spaces

Serviço que integra rede social, blogs e fotos é o novo produto do portfólio Live

Por Jeremy Kirk, para o IDG Now!

02/08/2006 às 12h03

Foto:

Serviço que integra rede social, blogs e fotos é o novo produto do portfólio Live

Microsoft lança nesta quarta-feira (02/08) uma versão atualizada do site MSN Spaces Web, site que permite a criação de blogs, inclusão de fotos e traz recursos de rede social. O portal foi rebatizado de Windows Live Spaces e faz parte do grupo de aplicações que a empresa vem criando para levar o nome Live.

Alguns dos novos serviços Live são atualizações de serviços já existentes, como e-mail e mensagem instantânea. Os serviços são gratuitos e suportados por anúncios, que a Microsoft considera “críticos para direcionar o crescimento da companhia”.

A Microsoft está competindo com o Yahoo, o Google e outros por uma fatia do crescente mercado de anúncios online amarrados a aplicações de software na web, incluindo sites de rede social.

O Live Spaces traz muitos dos recursos já presentes em outras redes sociais, como o MySpace.com, comunidade online da News Corp., que tem mais de 70 milhões de usuários.

Por exemplo, os usuários que já utilizam o software de mensagem instantânea da Microsoft podem iniciar uma conversa de dentro do Live Spaces. As listas de amigos são feitas com base na apresentação de “contatos confiáveis” pelos amigos.

A Microsoft implementou ainda controles que endereçam as preocupações quanto ao uso de redes sociais por menores de idade, nos Estados Unidos. Os usuários podem controlar quem pode os contatar por meio do Live Spaces e também restringem quem pode ver o conteúdo dos seus perfis.

A configuração padrão é que os perfis de menores de 18 anos só podem ser vistos por pessoas que estão na lista de contatos de mensagem instantânea daquela pessoa. A Microsoft está oferecendo ainda mini-aplicativos chamados gadgets, para que os usuários personalizem suas páginas.

A companhia promete lançar 10 das 20 versões beta dos seus serviços Live até o final de setembro. Nas próximas semanas, a empresa pretende lançar uma nova versão do Windows Live Safety Center, antivírius gratuito baseado em web e aplicação de gerenciamento de desempenho. O produto será rebatizado de Windows Live OneCare Safety Scanner.

A Microsoft também está dando os retoques finais na Live Toolbar, barra de buscas para o navegador lançada em 38 mercados nesta semana. A empresa afirma ter incorporado novos recursos de segurança à barra.

Outro beta que está sendo testado é o chamado Live QnA, serviço que funciona como um fórum onde o usuário pode fazer perguntas e postar respostas.

*Jeremy Kirk é editor do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail