Home > Notícias

Intel anuncia chips de memória de baixo custo para telefones celulares

Fabricante revela que começou produção de chips flash NOR com até 1 Gbit para aumentar penetração de telefones em países pobres

Por Sumner Lemon, para o IDG Now!*

02/08/2006 às 12h29

Foto:

Fabricante revela que começou produção de chips flash NOR com até 1 Gbit para aumentar penetração de telefones em países pobres

A Intel anunciou nesta quarta-feira (02/08) que desenvolveu uma série de chips de memória de baixo custo formulados para tornar telefones celulares mais baratos.

A Intel desenvolveu os chips para fornecimento para grandes mercados ainda não maduros de telefones celulares em países em desenvolvimento, em que baixos salários fazem da maioria dos celulares inatingíveis. A companhia citou estimativa da GSM Association de que 80% de toda população do mundo não usa um telefone celular por que o custo é muito alto.

Os chips de memória flash NOR serão oferecidos com capacidades entre 32 Mbits e 256 Mbits, disse a Intel. Um dispositivo com 1 Gbit também estará disponível para aparelhos multimídia. A companhia não revelou preços para os chips, que, segundo o anúncio, deverão funcionar junto a outros componentes para celulares de baixo custo.

As primeiras amostras dos chips já estão sendo enviadas aos integrados, e a produção em volume com os processos de 90 nanômetros e 130 nanômetros começará durante o terceiro trimestre, disse a Intel. O tamanho de um nanômetro de refere ao menor componente que pode ser integrado ao chip.

Números menores indicam um processo mais avançado, que habitualmente oferece o benefício de custo menor, desempenho melhor e consumo de energia mais baixo.

A Intel não é a única fabricante de chips tentando cortar o custo de componentes para telefones celulares. No começo do ano, a Texas Instruments disse que a redução nos custos dos componentes tornaria real a produção de um aparelho de 20 dólares.

A redução em custos é amplamente possível ao integrar componentes encontrados em diversos chips em apenas um dispositivo, disse a empresa.

*Sumner Lemon é editor do IDG News Service, em Pequim.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail