Home > Notícias

Intel oficializa entrada da linha de chips Core 2 Duo no Brasil

Primeiros PCs com chips que sucedem a linha Pentium chegarão ao mercado brasileiro entre agosto e setembro por 17 integradores

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

02/08/2006 às 18h23

Foto:

Primeiros PCs com chips que sucedem a linha Pentium chegarão ao mercado brasileiro entre agosto e setembro por 17 integradores

A Intel oficializou nesta quarta-feira (02/08) a entrada no mercado brasileiro de sua linha de processadores para desktops e notebooks Core 2 Duo, pouco menos de uma semana após a apresentação mundial.

Os primeiros computadores de mesa utilizando a nova linha, que sucede a aclamada Pentium na linhagem de chips da Intel, deverão chegar ao mercado em até dois meses, segundo Élber Mazzaro, diretor de marketing da companhia.

A linha Core 2 Duo é composta por 10 componentes, com poder de processamento que varia entre 1.86 GHz e 2.93 GHz, e traz como atrativos o menor consumo de energia elétrica aliado ao melhor desempenho.

Os primeiros desktops com novos chips da Intel chegarão ao mercado em agosto e deverão ter exemplos de cada um dos 17 integradores envolvidos com a linha até setembro. Mundialmente, a Intel afirma que são mais de 550 plataformas lançadas simultaneamente com a Core 2 Duo.

No Brasil, a lista de OEMs revelada pela Intel traz desde grandes integradores, como Dell, HP e Itautec, a empresas envolvidas com o programa do Governo Computador Para Todos, como a Epcom e a CCE.

Testes realizados pela PC World norte-americana indicam que o melhor chip da linha Core 2 Duo - o Extreme X6800 - apresentou performance melhor que qualquer outro processador da rival AMD, classificando seu desempenho como "impressionante" e anunciado um novo patamar de computação.

A introdução no mercado brasileiro do Core 2 Duo deverá provocar o que Mazzaro chama de "efeito cascata": com foco no Core 2Duo, as linhas Pentium 4 e Centrino passam a se focar em mercados mais populares com o amplo corte de custos anunciado pela companhia.

Segundo Mazzaro, um dos benefícios do efeito é colocar máquinas equipadas com a linha Pentium 4, agora como coadjuvantes, dentro da faixa de preço máximo de 1.400 reais estipulada pelo Governo para que o equipamento seja beneficiado pelo programa de inclusão digital Computador para Todos.

Além do alto número de plataformas lançadas junto à linha, a Intel aproveitará o volume de 8 milhões de novos chips vendidos nas primeiras sete semanas de produção do Core 2 Duo para atingir a liderança de vendas com o processador no começo de 2007, segundo planejamento da companhia revelado por Mazzaro.

A Intel não comenta diretamente preços de processadores.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail