Home > Notícias

Cadastro online oferece ao eleitor “currículo” de candidatos à Câmara

Página da Transparência Brasil permite conhecer o passados dos candidatos à Câmera dos Deputados na eleição deste ano

Por Redação do IDG Now!*

03/08/2006 às 11h01

Foto:

Página da Transparência Brasil permite conhecer o passados dos candidatos à Câmera dos Deputados na eleição deste ano

Os eleitores têm, a partir desta semana, mais um meio para conhecer o passado dos candidatos a deputado federal nas eleições deste ano, antes de fazer sua opção.
Um cadastro completo com informações de políticos que são candidatos à reeleição na Câmara, ou que ocupam outro cargo público e agora tentam uma vaga na Casa, está disponível na internet, na página perfil.transparencia.org.br. A iniciativa é da organização não-governamental (ONG) Transparência Brasil.

Na página, o eleitor pode ter acesso a informações de candidatos que tentam a reeleição na Câmara dos Deputados e daqueles que tentam a eleição depois de terem sido  ministros, governadores, senadores e prefeitos.

“Tem os dados básicos sobre o candidato, quais os cargos relevantes que ele ocupou, a sua profissão, informações sobre a sua atuação parlamentar, como faltas, votações, uso de verba de gabinete, emendas que apresentou aos últimos orçamentos”, explica o diretor-executivo da entidade, Cláudio Abramo.

Dados que ajudam o eleitor a compreender que interesses econômicos, lícitos, ou ilícitos, podem estar por trás dos candidatos também são incluídos.

"São informações sobre o seu financiamento eleitoral em eleições passadas, os seus doadores nas eleições de 2002, informações obtidas na imprensa sobre envolvimento em casos de corrupção, além da lista de processos em andamento ou concluídos, nos quais aparece como réu na justiça", diz ele.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail