Home > Notícias

Google fecha acordo para utilizar conteúdo da Associated Press

Empresa diz que vai usar conteúdos da agência de notícias em novos serviços e produtos, e que nada muda no Google News

Por Juan Carlos Perez, para o IDG Now!*

04/08/2006 às 14h58

Foto:

Empresa diz que vai usar conteúdos da agência de notícias em novos serviços e produtos, e que nada muda no Google News

O Google fechou um acordo de licenciamento com a agência de notícias The Associated Press que permite que a companhia utilize matérias do serviço de maneira mais ampla que faz hoje.

A notícia vem à tona em um momento em que o Google está envolvido em uma disputa com outra agência, a Agence France Presse, que está processando o Google por utilizar seus materiais no agregador de notícias Google News.

O caso se concentra na inclusão das chamadas de texto, manchetes e miniaturas de fotos de notícias da Agence France Presse linkadas a artigos em sites externos. O Google News agrega links para páginas e respectivas fotos de cerca de 4,5 mil sites de notícias.

A Agence France Presse sustenta que a prática consiste em violação de direitos autorais porque o Google não licencia o uso dos materiais. O Google argumenta que está protegido pelo princípio de uso justo, que garante a utilização de uma porção do material protegido por direitos autorais. O Google argumenta que a lei de propriedade intelectual não protege manchetes, chamadas e miniaturas de fotos.

O acordo de licenciamento com a Associated Press tem como objetivo permitir o uso de conteúdo original para futuros recursos e produtos, e não afeta o atual uso de materiais da agência no Google News, disse uma porta-voz da empresa por e-mail, na quinta-feira (03/08).

“Estamos animados com todos os produtos inovadores que vamos construir com acesso total a este conteúdo [da Associated Press]”, escreveu ela. “O Google News é totalmente consistente com o uso justo e sempre foi”, completou a executiva.

*Juan Carlos Perez é editor do IDG News Service, em Miami.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail