Home > Notícias

Que tal fazer um game só seu?

Softwares para desenvolvimento de games são fáceis de usar e só precisam de tempo e dedicação de estudo. Confira 5 opções para download

David de Oliveira Lemes

04/08/2006 às 18h37

Foto:

Softwares para criação de games são fáceis de usar e só precisam de dedicação e tempo de estudo. Confira aqui 5 opções para download

O mercado de games cresce a cada ano e os números são impressionantes: só em 2005, a indústria dos jogos eletrônicos faturou US$ 27 bilhões. Segundo um estudo da consultoria Pricewaterhouse Coopers, o setor de games terá crescimentos anuais de 11,4% até 2010, quando deverá valer US$ 46 bilhões.

No Brasil o mercado começa a tomar forma e, segundo a Abragames, existem hoje cerca de 60 empresas desenvolvedoras de jogos nacionais. E este número pode crescer ainda mais, pois todos os anos novas universidade lançam cursos da área de criação de desenvolvimento de games.  Para dar uma força para quem quer começar a desenvolver, a PC WORLD selecionou 5 softwares para você criar o seu game sozinho.

:: 3D GameStudio 6.31
Com diversos títulos já publicados desenvolvidos com a ferramenta, o 3D GameStudio é um aplicativo para autoração de projetos multimídia 2D e 3D focado em jogos para computador. Mas o programa não é apenas um game engine, e sim um sistema completo de desenvolvimento que combina a linguagem de programação C-Script com recursos avançados de modelagem 3D.

O software conta com engine de física (gravidade, fenômenos da natureza, entre outros), editor de níveis, modelador de terrenos e uma grande biblioteca de objetos 3D. Segundo os desenvolvedores do programa, nunca foi tão fácil criar games de tiro em primeira pessoa, personagens 3D, RPGs, simuladores de vôo, jogos de tabuleiro, games de esportes e outros gêneros. No site, além conferir vários demos de jogos feitos com o 3D GameStudio, você poderá baixar uma versão trial do produto, que pesa só 35 MB.

:: Download: 3D GameStudio 6.31

GameStudio01

GameStudio02

++++
:: Blender 2.42
Software de criação 3D multiplataforma que roda em Windows, Linux, Mac OS X e possui recursos de modelagem tridimensional, animação, renderização e pós-produção. O Blender 2.42 conta também com um mecanismo de jogo (game engine) baseado na linguagem de programação Pytron, que permite criar cenas interativas, objetos manipuláveis que podem responder às ações do mouse, comandos de teclado e interagir com outros objetos e eventos da mesma cena. O software é livre e pode ser baixado gratuitamente.

:: Download: Blender 2.42

Blender01

Blender02

++++
:: Game Editor 1.3.4
Com o Game Editor você pode criar um jogo com poucos cliques e ainda gerar um executável para Windows, Pocket PC, Windows Mobile e Linux. O aplicativo possibilita a criação de games de forma muito intuitiva. Para se ter uma idéia de como é fácil utilizar o software, pense nele como uma grande mesa à sua disposição. Esta mesa é o lugar onde você colocará os objetos para compor seus games. Sobre esta mesa você poderá ter uma noção completa do game, da posição dos objetos e ação dos personagens.

:: Download: Game Editor 1.3.4

GameEditor01

GameEditor02

++++
::  RPG Toolkit 3.0.6
Software de código aberto para desenvolvimento de games no estilo RPG que fornece recursos simples e avançados para usuários de qualquer nível. O projeto da ferramenta foi desenvolvido por usuários do software e membros da comunidade. O RPG Toolkit 3.0.6 possui suporte a diversos plug-ins que podem ser baixados no site.

:: Download: RPG Toolkit 3.0.6

Toolkit 01

Toolkit02

++++
:: The Games Factory 2
Ferramenta ideal para você criar seu primeiro game. Com interface simples e controles fáceis de usar, o The Games Factory 2 pode ser usado, manuseado e programado por adultos e crianças. O software oferece tudo o que é preciso para criar games no estilo arcade, plataforma, adventures e outros gêneros.

Para se ter uma idéa de como é fácil usá-lo, basta selecionar um objeto, colocá-lo no campo de programação e determinar sua ação. Tudo isso com poucos cliques. O aplicativo fornece heróis, monstros, superpoderes e outros objetos que estão presentes na maioria dos games, como efeitos sonoros e música ambiente. Contudo, todos os itens presentes na biblioteca podem ser alterados e você ainda pode criar os seus personagens personalizados.

:: Download: The Games Factory 2

GameFActory

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail