Home > Notícias

Pintura interativa muda de aparência conforme o humor de quem a vê

Arte digital desenvolvida por pesquisadores de universidades dos Estados Unidos e Reino Unido responde a emoções do observador

Por Redação do IDG Now!

04/08/2006 às 15h02

Foto:

Arte digital desenvolvida por pesquisadores de universidades dos Estados Unidos e Reino Unido responde a emoções do observador

Pesquisadores das Universidades de Boston, nos EUA, e Bath, na Inglaterra, desenvolveram um tipo de pintura digital que responde às emoções de quem a observa.

Os cientistas criaram algoritmos de computador capazes de reconhecer a expressão de quem olha para o quadro digital, gerado a parir da estilização de uma foto digital.

A tela traz uma câmera, portanto quando o espectador se posiciona à sua frente, conforme a emoção demonstrada, a imagem muda o estilo das pinceladas e as cores da obra.

O software por trás da “tela digital” identifica o estado de humor da pessoa pela leitura e análise de algumas características, como o arqueamento da boca, a posição das sobrancelhas e a abertura dos olhos.

A obra identifica se o espectador está calmo ou agitado, alegre ou triste e varia sua aparência, exibindo cores mais claras e traços mais leves no primeiro caso e tons escuros e pinceladas pesadas no segundo.

Os pesquisadores recorreram a estudos da psicologia para definir quais as cores e texturas que se adaptam mais a cada estado de humor.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail