Home > Notícias

Nokia adquire loja de música digital por US$ 60 milhões

Com a aquisição da Loudeye, por 60 milhões de dólares, a Nokia pretende oferecer um serviço de música até 2007

Por Jeremy Kerk, para o IDG Now!*

08/08/2006 às 15h06

Foto:

Com a aquisição da Loudeye, por 60 milhões de dólares, a Nokia pretende oferecer um serviço de música até 2007

A Nokia, maior fabricante de terminais móveis do mundo, confirmou nesta terça-feira (08/08) a aquisição da Loudeye, distribuidora de serviços de mídia digital. O negócio foi fechado em 60 milhões de dólares. Os acionistas da Loudeye irão receber 4,50 dólares por ação. A aquisição deverá ser concluída até o final deste ano, segundo as duas empresas.

A Loudeye, com sede em Seattle, está focada em plataformas para negócios de entrega de mídia digital e pretende oferecer músicas e conteúdo online.  A companhia tem 1,6 milhões de trilhas em seu catálogo, o que foi considerado pela Nokia como “substancial”, e diz executar 60 serviços de download em 20 países na Europa, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Entre os maiores clientes está a MTV Networks, uma divisão da Viacom International.

A Loudeye também trabalha com provedores de serviços de internet e operadoras de celular para oferecer serviços adicionais e com fabricantes de eletrônicos no oferecimento de serviços de mídia complementares ao seus hardwares.

Em 2007, a Nokia irá oferecer um serviço de música “amigável”, mas a empresa não deu mais detalhes. A fabricante de dispositivos disse ter vendido mais de 15 milhões de aparelhos com capacidade para executar arquivos de músicas digitais no segundo trimestre.

No primeiro trimestre, encerrado em 31 de março, a Loudeye divulgou um prejuízo de 4,6 milhões de dólares e um faturamento de 8,4 milhões de dólares.

*Jeremy Kerk é editor do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail