Home > Notícias

Empresas divergem sobre fabricação nacional na PhotoImage

Olympus e Kodak lançam aparelhos novas câmeras digitais, mas se diferem quanto a planos de fabricação de equipamentos no Brasil

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

08/08/2006 às 19h18

Foto:

Olympus e Kodak lançam aparelhos novas câmeras digitais, mas se diferem quanto a planos de fabricação de equipamentos no Brasil

No primeiro dia da PhotoImage Brazil, feira de fotografia digital realizada no Espaço Imigrantes, em São Paulo, os lançamentos apresentados pelas empresas presentes no evento se dividiram entre produtos sofisticados e pretensões quanto ao mercado nacional.

A Kodak abriu a PhotoImage anunciando o lançamento de duas câmeras fotográficas voltadas para usuários entusiastas, mas pontuou sua apresentação com uma análise da fabricação no Brasil, anunciada em junho.

Dois meses após anunciar que montaria o modelo C360, em Manaus, a Kodak revelou que o equipamento foi responsável por um aumento de 350% nas vendas das câmeras com até 5 megapixels da marca.

Fernando Bautista, diretor-geral da divisão de fotografia da Kodak, afirma que o resultado foi tão bom que a empresa pretende trazer para o Brasil a fabricação de "um ou dois outros modelos" de câmera fotográfica entre o final do ano e o primeiro semestre de 2007.

Os dois lançamentos da Kodak contam com a câmera V603, modelo mais acessível da sofisticada linha V da marca, com resolução de 6,1 megapixel, zoom óptico de 3x, visor LCD de 2 polegadas e preço sugerido de 1.799 reais; e a Z650, da linha profissional Z, voltada para entusiastas, com resolução de 6,1 megapixels, zoom óptico de 10x, visor LCD de 2 polegadas, memória interna de 32 MB e preço sugerido de 1.999 reais.

A prova d´água

Olympus apresentou apenas um modelo, também voltado para usuários entusiastas, e se mostrou reticente quando o assunto era penetração da marca no Brasil.

A diretora de marketing da América Latina, Lisa Osório, mantém o discurso corporativo afirmando que o Brasil se mantém como um mercado muito importante para a empresa, e revela que a Olympus não descarta trazer a produção de equipamentos para o país, sem revelar datas ou plano de negócios.

A câmera lançada pela marca, chamada de 720SW, faz parte da popular série Stylus, e oferece 7,1 megapixel, zoom óptico de 3x, visor LCD de 2,5 polegadas e, como principal destaque, suporta situações adversas, como quedas de até 1,5 metros e fotografias até 3 metros debaixo d´água. Seu preço sugerido é de 2.399 reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail