Home > Notícias

Yahoo oferece ferramenta de construção de sistema de busca

Yahoo Search Builder permite que designers construam sistemas próprios para blogs e sites, com relatórios de acessos e termos buscados

Por Juan Carlos Perez, para o IDG Now!*

08/08/2006 às 15h10

Foto:

Yahoo Search Builder permite que designers construam sistemas próprios para blogs e sites, com relatórios de acessos e termos buscados

O portal Yahoo está oferecendo a publicadores de web um novo serviço que permite o desenvolvimento de um sistema de buscas moldado para se focar em seu site ou blog.

O Yahoo Search Builder permite que publicadores escolham os sites que querem incluir no índex do seu sistema de buscas, segundo anúncio da companhia feito nesta segunda-feira (07/08).

Caso os publicadores não queiram montar o índex manualmente, é possível também escolher tópicos preferidos dentro do sistema de buscas principal do Yahoo.

O Yahoo espera que o serviço tenha apelo entre publicadores que queiram atrair visitante oferecendo sistemas de buscas especializados que limitam os resultados para uma área específica. Por exemplo, o responsável por um blog de baseball poderia montar um sistema que devolve apenas resultados de sites de esportes.

O portal também oferecerá a desenvolvedores estatísticas sobre o sistema de buscas, como os termos mais populares e o uso total.

A jogada estende os esforços do Yahoo na área conhecida como busca social, que pode ser considerada uma grande evolução na tecnologia de sistemas de buscas. Os usuários são o centro do sites de busca social, não os algoritmo matemáticos ou robôs automatizados que tradicionalmente turbinam sistemas de busca tradicionais.

Ao permitir que os usuários participem na descoberta, categorização e compartilhamento dos sites indexados, sites de buscas sociais tentam listar resultados de buscas mais relevantes e focados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail