Home > Dicas

Domine seu PC

Por que esperar durante horas se você mesmo pode resolver o problema? Quer seu PC não funcione, esteja infestado de adware ou sua impressora não funcione em rede, nós temos as soluções

PC World - EUA

08/08/2006 às 11h21

Foto:

Por que esperar durante horas se você mesmo pode resolver o problema? Quer seu PC não funcione, esteja infestado de adware ou sua impressora não funcione em rede, nós temos as soluções

suportetecnico100x120Coisas ruins acontecem com bons computadores, seja em casa ou no escritório: placas queimam, discos rígidos morrem e spyware e vírus arruínam o Windows. Você chama o suporte técnico, mas a maioria das pessoas parece estar seguindo um roteiro. Muitas vezes você acha que pode fazer melhor sozinho – e provavelmente tem razão.

Pensando nisso, elaboramos um guia para diagnosticar alguns dos problemas espinhosos mais comuns que um usuário de tecnologia enfrenta. E, caso de você decida jogar a toalha, também entrevistamos especialistas em suporte para descobrir o que é possível fazer para ajudá-lo a resolver seu drama com o menor transtorno possível.

Ah, não, meu PC nem inicializa! 
Sons estranhos surgem do seu PC? Alguns ruídos podem indicar problemas sérios. Se você suspeita que a unidade de disco rígido está nas últimas, a coisa mais segura a fazer é desligar o computador imediatamente. Para descobrir o que está causando o ruído, desconecte o cabo de energia do drive antes de religar a máquina. Caso o disco rígido seja a fonte do ruído, o passo seguinte é baixar um utilitário capaz de ler os códigos de diagnóstico SMART (Self-Monitoring Analysis and Reporting Technology) no drive. Os dados SMART informam com precisão o que está errado. Em www.pcworld.com.br/utilitariohd, procure o link para a página de download do software do fabricante de seu HD. 

O ruído persiste, mesmo com o disco desconectado? Identificar o componente problemático é um pouco mais difícil, mas pelo menos você pode se consolar com o fato de que seus dados não estão prestes a passar desta para melhor. Uma maneira de diagnosticar é usar o método bem low-tech (porém eficaz) do tubo de papel: coloque uma extremidade de um tubo de papelão no ouvido e a outra ponta nos diversos componentes do sistema e escute. 

O som vem do cooler? Se você está preocupado com um ruído incomum da ventoinha, use a ferramenta gratuita SpeedFan (www.pcworld.com.br/speedfan) para descobrir se o cooler preso à placa-mãe está girando devagar demais. Alguns componentes “fritam” se não são resfriados e uma nova ventoinha custa bem menos do que uma nova CPU ou placa gráfica. Outro utilitário bom (e gratuito) para monitorar o aquecimento do sistema é CPUCool (www.pcworld.com.br/cpucool).

Você ouve bips? Um bip estranhamente longo (ou vários bips) ao ligar o PC indica que o sistema tenta lhe dizer alguma coisa – e não é nada bom. O bip normal antes do boot – um único som curto – é um sinal universal de que está tudo bem, mas os códigos de bip de diagnóstico mais elaborados não são padronizados; eles variam conforme o fabricante de BIOS e às vezes são ainda mais personalizados por fabricantes de placa-mãe. É necessário buscar o significado de um estilo de bip específico. Em alguns sistemas Dell, por exemplo, um bip seguido por uma pausa e depois mais dois bips significa que a placa gráfica não está funcionando corretamente (talvez não esteja bem fixada).   O site de suporte do fabricante do seu PC deve ter um catálogo com tipos de bip de BIOS e este é o primeiro lugar que você deve consultar. Se não encontrar a informação lá, procure em BIOS Central (www.pcworld.com.br/bioscentral) uma listagem de códigos de bip e seus significados, organizados pelo fabricante de BIOS.

Além disso, alguns fabricantes colocam luzes de diagnóstico na traseira do gabinete do computador que oferecem um relatório mais detalhado sobre o que está errado. Os significados variam de acordo com o desenho do sistema, mas, em geral, luzes amarelas são um mau sinal. A solução é ver detalhes no site do fabricante.

Confira a reportagem completa na edição de agosto de PC WORLD, que traz 42 dicas para solução de problemas de hardware, software, redes...

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail