Home > Notícias

Sprint Nextel anuncia criação de rede 4G baseada em WiMax

Segundo a operadora norte-americana, rede WiMax pode entregar quatro vezes mais rendimento a um décimo do custo da 3G.

IDG Now!

09/08/2006 às 12h42

Foto:

Segundo a operadora norte-americana, rede WiMax pode entregar quatro vezes mais rendimento a um décimo do custo da 3G.

A Sprint Nextel Corp. anunciou que vai implementar até o final do ano uma rede móvel 4G utilizando a tecnologia de conexão em banda larga sem fio de alta velocidade WiMax.

A rede, que começa a ser implementada no quarto trimestre e deve atingir até 100 milhões de pessoas nos Estados Unidos no próximo ano vai oferecer velocidades de 2 Mbps (Megabits por segundo) a 4 Mbps, disse a Sprint na terça-feira (08/08).

Combinado a uplinks (conexões via satélite) de alta velocidade, o WiMax vai oferecer banda suficiente para videoconferência móvel, transferência de grandes arquivos e outras aplicações, disse o executivo.

Os parceiros Intel, Motorola e Samsung pretendem colaborar equipando notebooks e uma variedade de equipamentos com recursos de acesso a redes 4G.

A Sprint Nextel é a terceira maior operadora móvel dos Estados Unidos. Sua escolha pelo WiMax é o primeiro endossamento do padrão sem fio conferido por uma grande operadora norte-americana.

Com licenças de espectro na faixa 2,5 Ghz, a Sprint considerou outras tecnologias de 4GG. A companhia disse ter escolhido o WiMax porque acredita que ele pode criar um ecossistemas de fabricantes ligados à tecnologia, que é baseada no padrão IEEE 802.16e.

O serviço 4G vai complementar a rede 3G EV-DO (Evolution-Data Optimized) da Sprint, disseram executivos em uma conferência para a imprensa.

A operadora já oferece vídeo, música e outros serviços multimídia em 3G, mas a tecnologia não garante a economia de que a Sprint precisa, disse Barry West, chief technology officer (CTO) e presidente da recém-criada unidade de 4G na Sprint.

A rede WiMax pode entregar quatro vezes mais rendimento a um décimo do custo da 3G, afirmou o executivo.

Os preços dos serviços 4G vão permitir à Sprint atender a sua frequentemente mencionada meta de oferecer aos clientes 1GB de dados por mês, a 20 dólares, acrescentou West.
Stephen Lawson - IDG News Service, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail