Home > Dicas

Publique um blog em seu website

É fácil configurar e personalizar um blog para seu website. Acompanhe os passos para a criação e configuração e mãos à obra

David de Oliveira Lemes

09/08/2006 às 18h07

Foto:

É fácil configurar e personalizar um blog para seu website. Acompanhe os passos de criação e configuração e mãos à obra

Você e seu website possuem um bom relacionamento, mas ultimamente você não consegue expressar-se tão espontaneamente quanto deseja. Se este é o seu problema, o que o seu website precisa é de um blog, tão popular nos dias de hoje quanto um simples endereço de e-mail. Um blog pode dar vida e dinamismo ao seu website pessoal ou de sua empresa. Você poderá publicar o que quiser de qualquer lugar, bastando uma conexão com a internet. Os leitores também podem participar comentando seus posts e ainda contribuir para criação de novos conteúdos.

O Blogger, serviço de blogs do Google, permite criar e manter blogs que são hospedados gratuitamente nos servidores da empresa. Com alguns cliques e poucos comandos você pode usar o Blogger para adicionar um blog em qualquer website e configurar as páginas como bem entender. Hospedar o blog em seu website é melhor que usar os servidores do Blogger, pois permite que você integre a publicação com outros componentes do seu website, com seu portifolio ou sua coleção de fotos da família. Isso permite também que visitantes regulares consigam encontrar facilmente tudo o que você publicar.

O ABC do FTP

1 - Para começar: Vá até o Blogger.com e clique em Crie o Blog Agora. O próximo passo é criar um nome de usuário e uma senha. A senha pode ser alterada após o término da etapa inicial. O campo Título do Blog dá um nome para seu blog. Dê um nome para o blog e clique em Configuração Avançada do Blog. Coloque novamente o nome do blog e os detalhes do servidor de FTP do seu website, após isso, selecione o protocolo de FTP e o caminho do FTP (aqui, coloque o diretório em que você publicará seu blog, como por exemplo www.meuwebsite.net/blog).

Se você não possuir estas informações, pode solicitar a empresa que hospeda o seu website. A melhor escolha aqui é publicar o blog em um diretório dedicado. Por exemplo, se o diretório de FTP no servidor do website for o "public_html", você poderá criar uma pasta blog dentro deste diretório para uso exclusivo. O caminho no servidor seria public_html/blog. Esta é uma medida preventiva para que os arquivos do blog não se sobreponham ao do website, causando assim uma grande desordem no diretório principal e comprometendo o seu desempenho.

Finalmente, entre com o nome do arquivo do blog (com index.html) e a URL final (por exemplo http://www.meuwebsite.net/blog). Você pode subir o HTML e os arquivos de imagens do seu blog para o servidor de FTP. Outras ferramentas para criação de blogs, como o Movable Type, pedem que você configure um banco de dados em um outro diretório. Contudo o Blogger não faz este tipo de exigência. Para obter mais detalhes sobre FTP, consulte a ajuda do Blogger.

Personalize seu Blog


2 - Escolha um visual que você goste:
Depois que você deu um nome para o blog, o próximo passo é escolher um modelo de layout para ele. Vale lembrar que você poderá mudar para outro layout sempre que quiser. Se você possui familiaridade com HTML, pode modificar os modelos do Blogger e criar um layout original para sua publicação.

3 - Comece sua publicação: Agora você já está pronto para começar a publicar conteúdo. Clique em Nova Postagem para ter início a publicação. Publique um post de teste para certificar-se que tudo está trabalhando bem (você poderá deletar este post após os testes). Entre com seu usuário de FTP e sua senha. Você precisará fazer isso sempre que começar uma sessão de posts. Escreva, edite e salve seu primeiro post como rascunho para publicar quando quiser. Quando tudo estiver em ordem, você estará pronto para começar a publicar.

4 - Crie um perfil: Agora, personalize o texto que acompanha o modelo. Clique em Alterar Definições no Painel da sua conta no Blogger e escreva a descrição do blog. Para mudar o seu perfil pessoal, no Painel principal, clique em Editar Perfil. Você também pode fazer com que seu perfil não seja exibido. No Painel, clique no nome do seu blog e logo em seguida, clique em Modelo e em Editar esse Modelo. No código que aparecerá na tela, procure por <!-- Begin #sidebar --> e delete o seguinte trecho: <$BlogMemberProfile$>. O código HTML pode variar de um modelo para outro e os comandos aqui descritos podem não ser exatamente estes, mas a essência é a mesma, basta procurar por comandos semelhantes. Após fazer estas mudanças, clique em Republicar só o Índice ou Republique seu Blog.

5 - Adicione links:
Se o modelo que você escolheu incluir links na barra lateral (geralmente todos os modelos disponíveis no Blogger possuem), você poderá personalizá-los. Para isso, procure no código a referência <h6>Links</h6>. Coloque logo abaixo desta referência seus links preferidos usando códigos HTML. Quando terminar, clique em Salvar Alterações do Modelo e logo em seguida no botão Republicar só o Índice. Feito isso, você poderá adicionar múltiplos autores e fotos para o blog e ainda publicar contatos pessoais. As ferramentas e os 'segredos' do Blogger são descobertos usando-o diariamente. Com o tempo, você se tornará um perito no assunto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail