Home > Notícias

Skype e iSkoot fecham acordo para integrar VoIP em celulares

Parceria prevê desenvolvimento de ferramenta que ajudará fabricantes de telefones com Java na integração de ligações por VoIP.

IDG Now!

09/08/2006 às 12h36

Foto:

Parceria prevê desenvolvimento de ferramenta que ajudará fabricantes de telefones com Java na integração de ligações por VoIP.

O Skype ajudará o mercado de telecomunicações com uma aplicações que integrará a ligações por VoIP e troca de mensagens instantâneas em telefone celulares de alto padrão.

O programa, chamado iSkoot, permitirá que usuários tenham as mesmas funções do Skype em um celular assim como em um PC, disse Jacob Guedalia, executivo da norte-americana iSkoot.

A parceria entre ambos entregará a aplicação para operadoras móveis, que poderiam eventualmente oferecer pacotes de serviços que incluem o iSkoot, disse Guedalia. O aplicativo dividiria sua receita, disse ele, revelando ainda que fabricantes também seriam aptos a instalar o iSkoot em aparelhos novos.

O iSkoot funcionará em certos telefones com suporte à linguagem Java da Motorola, Nokia e Sony Ericsson - o site do software detalha os aparelhos suportados.

A interface do iSkoot permite que usuários vejam quem na lista de contatos está online, e checar o balanço de sua conta SkypeOut.

Para fazer uma ligação para um nome na lista de contatos, o software faz uma ligação de voz convencional para um servidor da iSkoot. O hardware então transfere a chamada para o sistema de  VoIP do Skype. Usuários pagam pela ligação ao servidor de seus planos de minutos negociado com a operadora.

As ligações restantes ou podem ser gratuitas, se feitas para um PC, ou cobradas da conta do SkypeOut, se for feita para um telefone convencional.

Atualmente, o gateway está disponível nos Estados Unidos e estará funcionando no final do mês na Europa e na Ásia, segundo Guedalia. A companhia está oferecendo uso gratuito de sua rede por um tempo limitado.

Algumas empresas de telecomunicações estão "nervosas" a respeito de aplicações VoIP em celulares, disse Guedalia, se baseando na possível perda de faturamento com a troca das tarifas de voz pela de troca de dados.

As vantagens para operadoras, segundo o executivo, é que o iSkoot oferece um jeito de lucrar com chamadas em VoIP, dando a elas um novo serviço que poderá ser cobrado, disse Guedalia. "Estamos tendo bons resultados após negociações com operadoras".

Jeremy Kirk - IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail