Home > Notícias

Parceria entre Asus e Giga-byte pode estabilizar preço de placas-mãe

Grandes fabricantes de componentes firmam acordo para integrar produção de placas-mães e cartões gráficos para diminuir guerra de preços

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

09/08/2006 às 12h22

Foto:

Grandes fabricantes de componentes firmam acordo para integrar produção de placas-mães e cartões gráficos para diminuir guerra de preços

Duas das maiores fabricantes de componentes anunciaram planos para construir uma nova companhia que combine a produção de suas placas-mãe e cartões gráficos, segundo anúncio revelado nesta terça-feira (08/08).

A Asustek Computer, maior fabricante de placas-mãe, o principal componente dentro de um PC que conecta todos os seus periféricos, assumirá a produção de dispositivos da Giga-byte Technology.

As duas empresas de Taiwan disseram que o acordo permitirá que ambas reduzam custos de material de produção já que comprarão componentes em escala maior.

No anúncio, a Asustek e a Giga-byte disseram que investiriam cerca de 243 milhões de dólares na nova companhia, com a Giga-byte responsável por 51% da joint venture, enquanto a Asustek terá a porção restante.

A nova companhia deverá começar a operar em janeiro de 2007. Como conseqüência do acordo, usuários podem notar uma rápida queda nos preços dos equipamentos nas próximas semanas.

Mesmo com o custo menor dos materiais para produção, as duas companhias terão maior participação de mercado e trabalharão juntar. Esta é uma grande diferença do passado, quando fabricantes de placas-mãe iniciavam guerras de preços umas contra as outras para ganhar mercado. Os preços baixos tinham reflexos nas margens de lucro das empresas.

"Esperamos que a indústria se beneficie da menor competição de preços, que pode melhorar o lucro e faturamento do mercado de placas-mãe", disse Henry King, diretor-executivo da consultoria de tecnologia Goldman Sachs, em uma pesquisa.

*Dan Nystedt é editor do IDG Nes Service, em Taipei.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail