Home > Notícias

Linspire lança sistema operacional Freespire 1.0 antes do prazo

Atualização da versão gratuita da distribuição do Debian, do Linux, é lançada com um mês de antecedência

Por Jeremy Kirk, para o IDG Now!*

10/08/2006 às 10h59

Foto:

Atualização da versão gratuita da distribuição do Debian, do Linux, é lançada com um mês de antecedência

A Linspire lançou nesta quarta-feira (09/08) o Freespire 1.0, atualização da sua versão gratuita da distribuição do Debian do sistema operacional Linux, com um mês de antecedência.

A versão comercial do produto, que leva o nome de Linspire, é vendida em lojas como a Amazon.com e a rede de varejo Wal-Mart, como alternativa ao Windows, da Microsoft.

Voltado a usuários novatos do Linux, o sistema operacional é baseado na versão livre do sistema operacional GNU/Linux, desenvolvido pelo projeto open source Debian.

A companhia prometeu em abril criar uma versão de código aberto do Linspire para encorajar a comunidade de desenvolvedores Linux.

O Freespire inclui alguns dos recursos do programa pago da Linspire, incluindo a ferramenta de gerenciamento chamada "click and run" (CNR), que permite ao usuário baixar drivers e softwares com um clique, ajudando a localizar e instalar aplicações para Linux.

A Linspire oferece duas versões do Freespire: o Freespire 1.0, descrito como 99% open source, mas com algumas porções de software proprietário; e a Freespire 1.0 OSS Edition, sem nenhum componente proprietário.

*Jeremy Kirk é editor do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail