Home > Notícias

Eletrônicos são banidos de bagagem de mão em vôos no Reino Unido

Depois de prender 21 pessoas acusadas de planejar atentados terroristas em vôos, segurança é reforçada em aeroportos

Por Jeremy Kirk, para o IDG Now!

10/08/2006 às 17h25

Foto:

Depois de prender 21 pessoas acusadas de planejar atentados terroristas em vôos, segurança é reforçada em aeroportos

Depois da prisão de 21 pessoas acusadas de estarem planejando atentados terroristas em rotas áreas, as autoridades do Reino Unido anunciaram novas regras de segurança para os aeroportos que impedem os passageiros de levarem  itens eletrônicos em sua bagagem de mão.

Equipamentos como laptops, iPods e telefones celulares devem ser colocados junto com a bagagem que vai despachada para passar por um processo de checagem.

As novas regras se aplicam aos vôos que estão saindo ou têm conexões no Reino Unido.

De janeiro a julho, os passageiros dos Estados Unidos preencheram cerca de 1,8 milhão de formulários relatando problemas com as bagagens despachadas, segundo estatísticas do Departamento de Transporte dos EUA.

Há formas de reduzir o risco de perder um laptop, afirmou Richard Starnes, especialista em segurança e presidente da System Security Association. Veja as suas dicas:

- Faça o backup dos dados: empresas e usuários comuns precisam ter uma rotina para fazer o backup (cópia) das informações e dados armazenados nos notebooks;

- Senhas: proteger o laptop com senhas é imperativo. Os usuários devem configurar seus laptops para proteção adicional, como senhas no processo de BIOS, quando o computador está checando as configurações.

- Encriptação: é uma forma de proteger as informações armazenadas no desktop, impedindo que possam ser lidas por outra pessoa.

- Faça seguro: os dados podem ser perdidos, mas não há forma de compensar a perda do equipamento. Pelas leis dos EUA, pode haver uma indenização de até 2,8 mil dólares por passageiro em vôos domésticos. Dependendo do equipamento, isso não pode arcar com o seu prejuízo.

Jeremy Kirk é editor do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail