Home > Notícias

A configuração do primeiro PC e seus periféricos

Confira o comunicado da divisão de sistemas da informação da IBM, distribuído para a imprensa em 12 de agosto de 1981

11/08/2006 às 12h38

Foto:

Leia o comunicado da divisão de sistemas da informação da IBM, distribuído para a imprensa em 12 de agosto de 1981

Unidade de Sistema
Tamanho:
- Largura – 50,8 cm, Profundidade – 40,64 cm, Altura- 13,97 cm
Peso:
- Sem drive de disquete – 9,5 kg
- Com um drive – 11,34 kg
- Com dois drives – 12,7 kg
Eletricidade:
- 120 v. CA
Ciclo de Tempo:
- Main storage – 410 nanosegundos
- Acesso – 250 nanosegundos
Memória
- 40K de memória de leitura (ROM)
- 16K, expansível até 256K memória utilizável
Padrão:
- Teclado para inserção de dados e texto
- Adaptador para gravador de fita cassete
- Cinco slots para expansão de memória adicional, monitor, impressora e adaptadores para games e dispositivos de comunicação
- Alto-falantes para programação musical embutidos
- Testes automáticos dos componentes do sistema
- Interpretador de linguagem BASIC – 16K de memória
 
Teclado
Tamanho:
- Largura- 50,8 cm, Profundidade – 20,3 cm, Altura - 5 cm
Peso:
- 2,7 kg
Chaves:
- 83 funções para entrada de dados e texto: incluindo 10 para entrada de caracteres numéricos e controle de cursor e 10 funções especiais para navegação, edição.
- Acesso fácil para os 256 caracteres (ASCII e especial)
Teclado:
- Ângulo de digitação ajustável
- À parte da unidade de sistema e conectado por um cabo de seis pés para flexibilidade
- Todas as teclas repetem automaticamente

Impressora Matricial
Tamanho:
- Largura – 40,6 cm, Profundidade – 38,1 cm, Altura – 10,1 cm
Peso:
- 5,67 kg
Características:
- Impressão de 80 caracteres por segundo
- Alimentação contínua, papel destacável
- Verificações internas para garantir a operação apropriada
- 12 estilos de fontes para satisfazer diversas necessidades de impressão
- Espaçamento especial de página e coluna para o processamento das palavras
- Impressão bi-direcional para aumentar a agilidade
- Formatos de 40, 66, 80 ou 132 caracteres por linha
- Alarme de falta de papel
- Cartucho de fita e cabeçote substituíveis

Monitor monocromático
Tamanho
- Largura- 38,1 cm, Profundidade – 35,5 cm, Altura – 27,9 cm
Peso:
- 7,7 kg
Funções:
- 25 linhas de 80 caracteres em uma tela de 11½"
- Sublinhar, piscar caracteres com alta intensidade e inverter imagens para destacar a informação
- Sem recurso para segurança de dados
- Botões na parte inferior e superior do monitor para controlar o brilho e o contraste das palavras, visando uma leitura confortável.

Drive de disquete
Número de disquetes:
-Até dois drives de disquetes de 5¼"
Capacidade de armazenamento:
- 160 kilobytes por disquete

Outros recursos
Comunicações:
Linha de comunicação assíncrona com banco de dados, outros computadores, instrumentos de laboratório e outros produtos por meio de um adaptador assíncrono padrão RS-232C.
Jogos:
Permite que o usuário insira joy sticks e os conecte ao sistema

Softwares de Sistema
Interpretador de linguagem Basic – Baseado no popular Microsoft Basic, é oferecido em três versões – cassete, disquete e avançado. A camada de cassete está incluída na memória de leitura de todo o sistema e oferece instruções de entrada/saída. Ele também suporta o uso de teclado, monitor, caneta de luz e impressoras, e oferece um complemento completo para funções matemáticas e de edição.
O disquete e níveis avançados são opcionais. A extensão do disquete suporta o uso de mídias, além de adicionar data, hora do dia e funcionalidades de comunicação com o sistema. As extensões avançadas incrementam a exibição de imagens, além de suportar light pen e joystick para trabalho e uso doméstico.

Disk Operating Systems (DOC) – Suporte para DOS e um ou mais drives de disquetes, permite ao usuário escrever ou ler mídias removíveis, exibir um diretório e renomear, apagar, exibir ou copiar arquivos.
Compilador Pascal – Este compilador de linguagem permite separar elementos de programas para maximizar o desempenho do sistema. Além disso, contém algumas funcionalidades de programação avançada. CP/M-86* e UCSD p-System – A IBM contratou a Digital Research e a Sof- Tech Microsystems para criar o CP/M-86 e o UCSD p-System, disponível para o computador pessoal da IBM. Nossa expectativa é que, com sua viabilidade, haja oportunidade para muitas aplicações atuais serem transferidas para o PC da IBM, com modificações mínimas.

Aplicativos
O VisiCalc é um pacote de programas para resolução de problemas para projeções matemáticas ou financeiras e em relação a processamento em computadores. Todos os dados são organizados de maneira relacionada em um grid de até 63 colunas e 254 linhas, de modo que os usuários possam criar situações hipotéticas que mostrarão qual o efeito no restante dos dados depois da modificação de um elemento. O VisiCalc tem barra de rolagem vertical e horizontal, fácil movimento do cursor e é compatível com vários formatos.

O General Ledger mantém os detalhes de registros de transações financeiras e gera uma folha com o balanço e informativos sobre a renda, oferecendo informações relacionadas à situação financeira da empresa no tempo correto. Possui “menu” de instruções para seus programas, senha de segurança, informativos sobre a renda dos departamentos e o recurso de comparar as prioridades do orçamento anual.

O Accounts Receivable, criado pela Peachtree Software, é um pacote completo para a emissão de documentos mensais e faturamentos, que abrange tanto contas atuais quanto antigas. Um registro completo é mantido para cada cliente e o status atualizado de cada um deles fica disponível instantaneamente. Além disso, conta com um conjunto completo de “dicas”, permite que operadores inexperientes utilizem o sistema em sua totalidade, sem que seja necessária a mínima orientação.
O Accounts Payable, também desenvolvido pela Peachtree Software, armazena dados dos clientes atuais e velhos, e incorpora programas para manter um registro completo sobre cada vendedor. O programa ainda emite boletos com a data de pagamento, imprime automaticamente comprovantes de pagamento e mantém o registro de cada uma deles.

O EasyWriter * é uma aplicação versátil e fácil de usar, que permite processar textos e palavras rapidamente. As funções de EasyWriter aparecem em destaque e estão organizadas em menus que listam todos os comandos necessários. Os textos são guardados em arquivos de disquetes que podem ser salvos, substituídos, ocultados, deletados, impressos, revisados, linkados e adicionados a outros arquivos. Tanto a simples inserção de texto quanto a edição de um documento vêm combinados com a flexibilidade para formatação, permitindo que usuários com diferentes habilidades - tanto quem usa o software por hobby quanto o datilógrafo - produzam rapidamente.

A Microsoft Adventure oferece ao computador pessoal da IBM um jogo, cujo cenário é uma grande rede de cavernas espalhadas dentro e fora da terra. O mundo da fantasia contém 130 ambientes, 15 tesouros, 40 objetos úteis e 12 problemas a serem resolvidos. O programa permite que os jogadores armazenem o status de dois jogos em um disquete, além de fornecer sugestões, instruções e feedbacks sobre o progresso do jogador.O software de comunicações permite que o usuário acesse dados externos, como notícias da Dow Jones e The Source, para se informar e se comunicar com outros computadores. A IBM também afirma que a intenção é oferecer um subsistema que emule o terminal 3270, a fim de melhorar sua capacidade de comunicação com sistemas maiores.

*Trademarks:
VisiCalc — Personal Software, Inc.
EasyWriter -- Information Unlimited Software, Inc.
Dow Jones News/Retrieval Service — Dow Jones and Company, Inc.
THE SOURCE -- Source Telecomputing Corp.
CP/M-86 -- Digital Research, Inc.
UCSD p-System -- Regents of the University of California

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail