Home > Notícias

Microsoft anuncia ferramenta para criação de games para o Xbox 360

Companhia oferecerá kit gratuito de desenvolvimento que, originalmente, custa caro para os estúdios de criação de jogos

Por Nancy Gohring, para o IDG Now!*

14/08/2006 às 10h08

Foto:

Companhia oferecerá kit gratuito de desenvolvimento que, origininalmente, custa caro para os estúdios de criação de jogos

A Microsoft anuncia nesta segunda-feira (14/08) uma nova plataforma que permite a qualquer um desenvolver jogos para o console Xbox 360.

Tipicamente, os jogos são desenvolvidos por grandes estúdios que pagam fortunas para adquirir o kit de desenvolvimento da companhia.

O XNA Game Studio Express, da Microsoft, é um novo kit de desenvolvimento que estará disponível gratuitamente em agosto para qualquer um que tenha um PC com Windows XP. A plataforma é voltada tanto a amadores quanto a estúdios, segundo a Microsoft.

Os usuários terão ainda a opção de ingressar no grupo de desenvolvimento, pelo custo anual de 99 dólares, podendo assim compartilhar e testar seus jogos com outros desenvolvedores, além de acessar informações que ajudarão a acelerar a criação dos seus games.

Mais de dez universidades, incluindo a Universidade do Sul da Califórnia,a  Faculdade de Computação Georgia Tech e Universidade Metodista Sulista Guildhall, vão incluir a nova plataforma no currículo dos seus cursos de desenvolvimento de jogos.

A gigante do software também trabalhou com companhias fornecedoras de ferramentas de criação de games para garantir a compatibilidade com a plataforma. Tanto a Autodesk, que provê software de autoração em 3D, quanto a GarageGames, fornecedora independente de software para games, disseram que as suas tecnologias podem ser portadas para o XNA Game Studio Express.

O ambiente de desenvolvimento é baseado em Visual Studio Express e .NET, e permite aos desenvolvedores criar games simultaneamente para o Xbox 360 e para o Windows XP.

A Microsoft espera que a versão final (não-beta) do produto esteja disponível até o final do ano. Outra versão do XNA Game Studio Express, voltada a desenvolvedores profissionais, vai estar disponível no início de 2007, de acordo com a companhia.

O Xbox 360, segunda geração do console da Microsoft, chegou às lojas no final do ano passado.

*Nancy Gohring é editora do IDG News Service, em Dublin.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail