Home > Notícias

Google lança rede Wi-Fi em Mountain View, na Califórnia

Google estréia rede Wi-Fi fornecendo acesso sem fio à banda larga para a região

Por Juan Carlos Perez, para o IDG Now!*

16/08/2006 às 11h37

Foto:

Google estréia rede Wi-Fi fornecendo acesso sem fio à banda larga para a região

A rede Wi-Fi do Google, construída para a região de Mounatin View, foi lançada nesta quarta-feira (16/08), fornecendo acesso à banda larga sem fio na cidade do Estado da Califórnia, lugar que a grande empresa de busca chama de casa.

A rede do Google inclui 380 pontos de acesso ao redor desta cidade, com cerca de 72 mil residências, disse Chris Sacca, o responsável pelas iniciativas especiais da empresa.

A rede irá permitir transmissões a 1Mbps (Megabit por segundo) tornando mais veloz o recebimento e o envio de arquivos, disse Sacca.

O Google estimava que o lançamento do serviço ocorresse em meados de setembro deste ano, mas fizeram os testes finais antes do previsto. Cerca de mil pessoas participaram das fases de teste da nova rede.

Começando por quarta, pessoas com aparelhos com Wi-FI serão capazes de pegar o sinal da rede do Google e acessarem com sua conta, usando login e senha.

Aqueles que não possuem uma conta no Google, poderão criar uma, escolhendo uma senha e e-mail.

O Google não tem planos de fazer anúncios online para os usuários e também não está cobrando a cidade pela construção da rede. Na verdade, a cidade espera receber do Google pela localidade e a empresa irá cobrir os custos de manutenção.

“Nós não temos planos de negócios para esta rede”, disse Sacca.O Google espera beneficiar  indiretamente, aumentando o número de pessoas que tem acesso à internet, além de contribuir com a cidade, criando mais de mil empregos.

As pessoas poderão acessar a rede de dentro de suas casas. “Os sinais de Wi-Fi são irregulares de difíceis de prever. Então a cobertura depende de onde você está e do que sua casa é feita”, disse Sacca.

Moradores poderão utilizar dispositivos de baixo custo para melhorar a conexão em suas casas.

São Francisco, cidade situada a cerca de 64 quilômetros ao norte de Mounrain View, escolheu o Google e seu parceiro Earthlink para criar a rede Wi-Fi no município. Foram oferecidas duas propostas distintas pelas empresas que ainda estão em fase de negociação.

O serviço ainda poderá incluir propagandas, mas alguns crítcos apontam que isso irá tirar a privacidade dos usuários. Enquanto isso, fabricantes locais reclamam da falta de incentivo para participação na nova rede.

*Juan Carlos Perez é editor do IDG News Service, em Miami.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail