Home > Notícias

MSN e Globo.com investem em novas operações de conteúdo na internet

MSN não vai deixar área de serviços, mas quer crescer como portal de conteúdo. Globo.com prepara site de notícias em SP

Por Ralphe Manzoni Jr. editor executivo do IDG Now!

16/08/2006 às 10h01

Foto:

MSN não vai deixar área de serviços, mas quer crescer como portal de conteúdo. Globo.com prepara site de notícias em SP

O MSN, braço de internet da Microsoft, e a Globo.com, operação web das Organizações Globo, estão investindo em novas operações de conteúdo na internet.

A Globo.com, de acordo com fontes do mercado de internet, está criando uma redação de notícias em São Paulo, que deve estrear nas próximas semanas.

O MSN está contratando um diretor de conteúdo para começar a integrar e agregar notícias de forma mais ativa, sem deixar de lado a área de serviços, como e-mail e messenger, que o tornou popular no Brasil e mundo.

“A marca MSN vai ficar mais associada a um portal”, declarou Osvaldo Barbosa, diretor do MSN Brasil e América do Sul, em entrevista ao IDG Now!.

De acordo com ele, a estratégia do MSN está sustentada em três pilares: serviços, que estão migrando para a marca Windows Live; busca; e agora conteúdo.

Desde que surgiu, a operação brasileira sempre foi muito apoiada pelos serviços, como e-mail gratuito (Hotmail) e sistema de comunicação instantânea (Messenger). Apesar de integrar conteúdo de alguns parceiros, este nunca foi o forte do MSN.

++++

O MSN não vai produzir conteúdo próprio. De acordo com Oliveira, o principal negócio da Microsoft continua a ser software.

“Nossa intenção é ter uma equipe para selecionar e programar a melhor experiência para o usuário, juntando software e ferramentas que temos ao conteúdo”, explicou o executivo.

Citando exemplos, mas acrescentando que não se trata de compromissos com os conteúdos que vão ser lançados, Oliveira falou sobre blogs, games e serviços financeiros,

“Vamos estar mais integrados a rede global do MSN”, explica Oliveira. “E vamos poder utilizar conteúdos de outros portais do MSN que pode ter interesse no Brasil, como a parte de entretenimento”.

O executivo do MSN não deu prazos para estrear essa nova estratégia. “Estamos apenas no começo de uma nova iniciativa”, afirmou. De acordo com ele, haverá uma reformulação gráfica da home page do MSN.

Novo site de notícias

A Globo.com está também se movimentando na área de notícias. A empresa vai lançar, nas próximas semanas, um novo site, cuja produção será feita a partir de São Paulo.

A operação está sendo montada pelo jornalista Álvaro Pereira Jr., atual editor-chefe do Fantástico. A Globo.com não se pronuncia sobre a operação.

Fontes do mercado de internet dizem que o site de notícias é um projeto que começou a ser gerado no alto escalão executivo das Organizações Globo.

Acostumada a liderar em todas as áreas em que investe, a Globo.com está há tempos longe das primeiras posições do ranking do Ibope/Netratings, que mede só a audiência domiciliar da web brasileira.

O diagnóstico do alto escalão da empresa é de que a empresa é forte nas áreas de esporte e entretenimento, mas precisa melhorar seu desempenho em notícias.

Pelo menos 30 jornalistas vão fazer parte da nova redação de notícias da Globo.com.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail