Home > Notícias

RealPlayer terá suporte ao formato Windows Media dentro do Linux

Durante LinuxWorld, RealNetworks anuncia que nova versão do player, programada para dezembro, terá suporte ao formato proprietário da MS

Por Jeremy Kirk, para o IDG Now!*

16/08/2006 às 11h44

Foto:

Durante LinuxWorld, RealNetworks anuncia que nova versão do player, programada para dezembro, terá suporte ao formato proprietário da MS

A RealNetworks anunciou nesta quarta-feira (16/08) que uma versão atualizada do seu software multimídia suportará os formatos Windows Media no sistema operacional Linux a partir de dezembro.

Além disto, a Novell distribuirá a atualização do RealPlayer com seu sistema operacional Suse Linux Enterprise Desktop 10, segundo divulgação de ambas as empresas durante a LinuxWorld, em São Francisco.

O RealPlayer atualizado se juntará a diversas outras aplicações, como o MPlayer, que pode reproduzir formatos Windows Media no Linux.

O acordo da RealNetworks poderá beneficiar a Microsoft por oferecer à gigante de software outra plataforma para promover seus formatos de mídia, mesmo rodando em um sistema operacional rival ao Windows. No setor de música digital, a Microsoft tem concentrado seus esforços para enfrentar o fenômenos formulado pela Apple com sua loja iTunes.

O suporte da RealNetworks à tecnologia da Microsoft é revelado menos de um ano após o surpreendente anúncio, em outubro de 2005, em que as companhias concordavam em promover seus serviços e tecnologias após uma intensa batalha legal de antitruste. A Microsoft também concordou 761 milhões de dólares em dinheiro e serviços para a RealNetworks.

No mesmo anúncio feito nesta quarta, a Novell revelou que está incluindo o player musical Helix Banshee, da Real, no Enterprise Desktop 10, divulgado no mês passado. O Helix Banshee é um tocador de música de código livre para Linus que compartilha o mesmo código do RealPlayer.

A aplicação é resultado de trabalho da Comunidade Helix, que comprometeu desenvolvedores de código livre e companhias de tecnologia, e do tocador de código livre GNOME Banshee, parte do projeto GNU/Linux.

A Novell e a RealNetworks disseram que estão trabalhando com vendedores independentes de software para acelerar o desenvolvimento de aplicações de mídia em streaming em múltiplas plataformas de hardware e software.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail