Home > Notícias

EUA e Japão irão dividir mesmo código de região em tecnologia Blu-Ray

Notícia em jornal japonês sugere que países, que carregam tecnologias diferentes em discos DVD, compartilharão mesmo código de região

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

17/08/2006 às 12h05

Foto:

Notícia em jornal japonês sugere que países, que carregam tecnologias diferentes em discos DVD, compartilharão mesmo código de região

Tocadores e filmes do formato Blu-Ray que devem ser vendidos até o final do ano no Japão e nos Estados Unidos vão ter o mesmo código de região, de acordo com notícias de um jornal japonês.

Os atuais tocadores e discos de DVD em venda nos dois países usam diferentes códigos de regiões para que software comprado em um país não possa trabalhar em players comprados no outro. O sistema foi desenvolvido para permitir que produtores de conteúdo gerenciassem melhor o lançamento e venda de conteúdo pelo mundo.

A teoria é de que o filme pode ir em DVD para os EUA antes de chegar aos cinemas no Japão com pequeno impacto ao faturamento dos estúdios já que discos norte-americanos não tocarão no Japão. Na prática, o sistema se provou fácil de hackers, e tocadores de várias regiões que aceitem softwares de qualquer país já estão disponíveis e são populares entre consumidores.

No total, existem seis tipos de regiões de DVD, mas produtores de conteúdo de fabricantes de hardwares vêm discutindo mudanças no sistema de Blu-Ray, que aparece com força como uma opção para substituir o DVD. Apoiadores do padrão HD-DVD estão esperando uma decisão da Associação de Discos Blu-Ray para definir um código de região contrário, o que não provocaria confusão entre os consumidores.

A notícia japonesa, publicada na edição da tarde do jornal de negócios Nihon Keizai Shimbun, não foi confirmada pela Sony. Um porta-voz da companhia em Tóquio disse que qualquer comentário sobre a notícia teria de ser feito pela Associação de Discos Blu-Ray nos Estados Unidos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail