Home > Notícias

Google compra empresa de gerenciamento de fotos e fortalece Picasa

Soluções da Neven Vision incluem reconhecimento de expressões e buscas de imagens em celulares e deverão ser integradas ao software

Por Juan Carlos Perez, para o IDG Now!*

18/08/2006 às 10h34

Foto:

Soluções da Neven Vision incluem reconhecimento de expressões e buscas de imagens em celulares e deverão ser integradas ao software

O Google planeja fortalecer seu software e serviço de gerenciamento gráfico Picasa com a aquisição da Neven Vision, companhia norte-americana especializada na busca móvel de fotos.

Adrian Graham, diretor de produtos do Picasa, anunciou o acordo no blog oficial do Google em um texto publicado na última terça-feira (15/08), dizendo que a Neven Vision traz experiência de obter informações a partir de uma foto.

"Poderia ser tão simples como detectar se a foto contém uma pessoa ou, um dia, complexa como reconhecimento de pessoas, lugares e objetos. Esta tecnologia pode tornar muito mais fácil para que o usuário organize e encontre fotos com valor sentimental", escreveu Graham.

Uma porta-voz da Neven Vision confirmou que a aquisição foi finalizada, mas se negou a oferecer detalhes sobre o acordo. O Google não estava imediatamente disponível para comentários.

A Neven Vision, que também tem escritório no Japão, Alemanha e Reino Unido, desenvolveu um pacote de ferramentas para reconhecimento de imagem e análises de face para aparelhos móveis, de acordo com o site da companhia. As ferramentas podem ser usadas para ações de marketing, e-commerce, busca, segurança e verificação biométrica.

O Google recentemente remodelou seu software de gerenciamento de fotos Picasa, considerado pioneiro no setor e comprado pelo Google no início de 2005, dando aos usuários a habilidade de publicar álbuns para a internet e compartilhá-los com outras pessoas, tornando-o mais competitivo com o serviço rival Flickr.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail