Home > Notícias

Microsoft começa a oferecer atualizações de segurança para Vista

Atualizações de segurança divulgadas pela empresa no começo de agosto corrigem também brechas detectadas no Windows Vista

Por Robert McMillan, para o IDG Now!*

18/08/2006 às 11h44

Foto:

Atualizações de segurança divulgadas pela empresa no começo de agosto corrigem também brechas detectadas no Windows Vista

A Microsoft divulgou duas correções para seu sistema operacional Vista, afirmando que os pacotes também afetavam brechas reveladas no ciclo mensal de julho de atualizações de segurança da empresa.

Os pacotes de atualização, que foram divulgados no começo do ano, consertam falhas críticas descritas  nos boletins de segurança MS06-42 e MS06-051, no Internet Explorer e no kernel do Windows, e foram descritas no blog do diretor de produto do Vista Alex Heaton.

O Vista não é afetado pela vulnerabilidade mais crítica do seu ciclo de atualizações, uma falha no Windows Server que já está sendo explorada por alguns hackers. O bug provocou um raro alerta do Departamento de Segurança Doméstica dos Estados Unidos na semana passada.

Os últimos pacotes de atualizações levantaram suspeitas de que a Microsoft não tinha conhecimento anterior destas falhas que também afetavam o Vista.

A Microsoft já distribuiu este tipo de pacote para softwares beta no passado - em janeiro, uma correção para o Beta 1 do Vista foi divulgada -, mas a companhia não oferece informações sobre produtos beta em seu relatórios de atualizações mensais, disse Stepehn Toulouse, diretor do programa de segurança do Centro de Respostas de Segurança da Microsoft.

"Produtos beta não são listados nos boletins de segurança já que ainda estão sob desenvolvimento e não devem ser usados em ambientes de produtividade", disse ele em um e-mail.

O Vista, no entanto, será o “primeiro grande lançamento de produto da Microsoft a ter atualizações de segurança dentro do seu Beta", escreveu Heaton.

A Microsoft está abrindo um péssimo precedente ao divulgar essas atualizações de segurança, já que nubla as diferenças entre produtos com suporte e outros em beta, disse Russ Cooper, analista-sênior de segurança da Cybertrust.

Ele acredita que a Microsoft está "errada em se comprometer com o fornecimento de atualizações de qualquer tipo para testadores do Beta do Vista, em qualquer grupo que não os canais oficiais de testes", disse ele.

As atualizações trazem um benefício à Microsoft pelo menos, segundo Cooper: elas apagam falhas de segurança relatadas no Beta do Vista, como documentos divulgados pela Symantec na última semana. "A Microsoft está evitando ainda mais propaganda negativa da Symantec que diz que o Vista tem buracos de segurança", disse ele.

*Robert McMillan é editor do IDG News Service, em São Francisco

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail