Home > Notícias

Visando mais segurança, Yahoo testa novo serviço antiphishing

Por Juan Carlos Perez, para o IDG Now!*

21/08/2006 às 11h12

Foto:

Em fase de testes, ferramenta adiciona selo de autenticidade em páginas do portal

O Yahoo está testando um novo serviço de segurança desenvolvido para prevenir que usuários online caiam em sites que pareçam que são do portal, mas sejam, na verdade, fraudes criadas por hackers para aplicar phishing scams.

O serviço permite que usuários saibam se chegaram a um site de autenticação legítimo do Yahoo, prevenindo que os dados pessoais do usuário sejam enviados para um site falso.

O serviço está em testes apenas dentro dos Estados Unidos e não foi oficialmente anunciado ainda, revelou por e-mail uma porta-voz do Yahoo nesta sexta-feira (18/08).

Phishings são problemas monumentais online. Scammers forjam sites que pareçam com endereços legítimos de companhias conhecidas, como bancos, lojas online e portais online. A idéia é tentar enganar e forçar os usuários a divulgarem dados confidenciais, como números de cartão de crédito e senhas, para fins maliciosos.

Cada selo de autenticação do Yahoo está associado com um computador individual, para que usuários não precisem instalar a novidade a cada vez que tentem ler seus e-mails. Uma vez instalado, após um processo que envolve a formatação de uma foto e descrição dos usuários, o selo aparecerá nas telas de autenticação do Yahoo, comprovando que o site e genuíno.

Texto e foto aparecem no selo, que aparecerá apenas em telas legítimas do Yahoo.

O Yahoo alerta que haverá situações em que o selo não aparecerá em serviços genuínos do portal. "Isto pode acontecer, por exemplo, caso alguém deletar o selo do seu PC, já que os arquivos em seus computadores ficarão corrompidos, ou se serviços internacionais do Yahoo forem acessados", afirma a página do portal.

Se o computador é compartilhado entre família e amigos, é uma boa idéia mostrar a todos o selo para que haja um reconhecimento. Em computadores em ambientes públicos, como livrarias, o selo deverá ser criado na pasta de administrador e não entre os perfis dos visitantes, alerta o portal.

*Juan Carlos Perez é editor do IDG News Service, em Miami.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail