Home > Dicas

Como resolver problemas de impressão rapidamente

Quando enviamos um documento para a impressora, e este não é impresso, devemos levar em conta muitos aspectos para solucionar o problemas. É possível que só um deles seja a causa das páginas mão serem impressas, embora possam coincidir vários de uma só vez. A seguir oferecemos várias soluções para verificar onde está o erro. São testes simples que não levarão mais que alguns minutos.

PCW/Espanha

23/08/2006 às 15h06

Foto:

Confira uma série de dicas que irão te ajudar a resolver vários problemas de impressão

Printer 400

Quando enviamos um documento para a impressora, e este não é impresso, devemos levar em conta muitos aspectos para solucionar o problemas. É possível que só um deles seja a causa das páginas mão serem impressas, embora possam coincidir vários de uma só vez.

A seguir oferecemos várias soluções para verificar onde está o erro. São testes simples que não levarão mais que alguns minutos.

Printer PowerTestes básicos
Antes de começar a procurar outros tipos de soluções mais complexas, e embora pareça algo óbvio, sempre temos que nos certificar de que a impressora está ligada  e que o cabo que liga a  impressora ao computador se encontra conectado de forma correta. Dessa forma, descartaremos o problema mais fácil de ser solucionado e um dos mais freqüentes.

Impressora online
Se a impressora está conectada, mas não imprime nenhum dos documentos que  enviamos, é possível que esteja off-line. Boa parte das impressoras a laser possui um botão Online/Offline que indica se  a impressora está preparada para imprimir. Em geral, se o botão ou a luz da impressora está verde, é que está preparada para imprimir. Se estiver de cor laranja ou apagada, indica que existe algum tipo de erro na impressora. É muito provável que tenhamos apertado o botão Online/Continue sem notar. Se, além disso, a tela nos indica a mensagem Offline, a causa está clara, apertaremos de novo este botão para que o equipamento volte a ficar online.

Impressão de uma página de teste
A impressão de uma página de teste é recomendável quando começamos a trabalhar com uma nova impressora ou quando a mesma está há muito tempo sem ser utilizada. Também podemos utilizar este teste para descartar possíveis falhas no equipamento. A maioria das impressoras a laser pode realizar um teste sozinhas, o que nos ajuda a verificar se ela imprime corretamente.

No caso de impressoras a laser que incorporam LCD, este teste pode ser realizado a partir da própria tela, sem a necessidade de interação com o computador. Basta que a impressora esteja conectada à rede elétrica. Geralmente, esta possibilidade pode ser encontrada nas opções gerais da impressora, onde encontraremos uma caixa denominada Imprimir página de teste ou Página Demo.

Quando estivermos nessa opção do menu, clicaremos em OK ou Enter e  a impressora nos entregará o documento. Se este teste for realizado de forma correta, o problema está acontecendo em um ponto alheio à capacidade de impressão do equipamento. Teremos que verificar o cabo de dados, se tudo funciona corretamente no computador ou com os controladores da impressora. É muito importante sempre verificarmos se os drivers da impressora estão instalados corretamente.
++++
A fila de impressão
Uma causa da não impressão dos nossos documentos pode ser a fila de impressão. Um trabalho que está  na fila pode estar retendo o sistema. Para ter certeza, devemos esvaziá-la. Para isso, no Windows XP ou 2000, abriremos o Painel de controle e clicaremos em Impressoras e Aparelhos de Fax ou diretamente clicaremos em Iniciar, Impressoras e Aparelhos de Fax.

Clicaremos duas vezes no ícone da impressora que selecionamos para imprimir, para assim abrir a janela da fila de impressão. Neste ponto, cancelaremos os documentos que estejam pendentes selecionando Impressora, Cancelar Todos os Documentos. No Windows 98 ou ME, teremos que abrir o Painel de Controle, clicar duas vezes em Impressoras e selecionar Excluir Documentos de Impressão.

Tela Impressão

Gerenciador de dispositivos
Se a impressora que estamos utilizando se conecta por USB, verificaremos se não existem erros na janela Gerenciador de dispositivos. No Windows XP ou 2000, clicaremos com o botão direito sobre Meu Computador, escolheremos Propriedades, clicaremos sobre na aba Hardware e  depois em  Gerenciador de dispositivos. Para o Windows 98 e ME, clicaremos com o botão direito sobre Meu Computador, selecionaremos Propriedades e clicaremos sobre Gerenciador de dispositivos.

Uma vez que estejamos vendo todos os dispositivos que temos no nosso computador, desenrolaremos a lista que faz parte de Controladores USB (barramento serial universal) e  observaremos se  aparece alguma mensagem de erro. Se encontrarmos um sinal de interrogação, um círculo amarelo ou um X vermelho acompanhando o nome do dispositivo, teremos localizado o problema. Se clicarmos duas vezes no dispositivo, na caixa Estado do dispositivo teremos acesso aos detalhes do erro para poder solucioná-lo.

Gerenciador Dispositivos

++++
Otimização do controlador
Uma forma de otimizar a impressão ao mesmo tempo em que nos adiantamos em relação a possíveis problemas, é baixar a última versão existente do controlador do nosso equipamento, bem como do  firmware. Podemos conseguir as últimas versões na página do fabricante. Depois de baixar, é só instalar. Para adicionar um novo driver no Windows XP, selecionaremos Iniciar, Impressoras e Aparelhos de Fax e clicaremos na opção Adicionar Impressora, dentro da caixa Tarefas de Impressão localizada à esquerda da janela, aparecendo assim, uma janela de assistente que nos ajudará a instalar a impressora com o novo controlador.

No caso do Windows 2000, Me e 98 teremos primeiro que desinstalar o controlador antigo, para fazer a reinstalação depois. Para isso, iremos a Iniciar, Configuração e Impressoras. Quando abrir a janela de impressoras, clicaremos com o botão direito sobre o equipamento e selecionaremos a opção Eliminar (clicando sobre Sim no caso de perguntar se desejamos eliminá-la). Uma vez eliminada, abriremos a janela Impressoras de novo, se esta se fechou anteriormente, e clicaremos sobre Acrescentar Impressora para completar a reinstalação com os novos drivers.

assistente impressao


Economia de energia

Se a impressora estiver conectada via USB, abriremos  o Gerenciador de Dispositivos como fizemos anteriormente e observaremos se um X vermelho ou um círculo amarelo com uma exclamação estão marcando algum dos dispositivos USB que aparecem na lista. Como vimos antes, esses ícones indicam que existe um problema na conexão entre a impressora e o computador.

Se a impressora deixou de trabalhar quando o sistema voltou de uma hibernação ou suspensão, clicaremos duas vezes em cada um dos dispositivos que aparecem embaixo de Controladores USB (barramento serial universal), escolheremos a aba Gerenciador de Energia e desativaremos a opção Computador pode Desligar este Dispositivo para Economizar Energia. No caso de termos conectado um hub USB, teremos que conectar a impressora diretamente à porta USB do PC para solucionar o problema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail