Home > Notícias

Companhia aérea proíbe que notebooks Dell sejam carregados em vôo

Qantas Airways informa que laptops da Dell só poderão ser usados plugados direto na tomada ou com bateria totalmente cheia durante vôos

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

24/08/2006 às 11h06

Foto:

Qantas Airways informa que laptops da Dell só poderão ser usados plugados direto na tomada ou com bateria totalmente cheia durante vôos

A companhia aérea australiana Qantas Airways está informando a passageiros que têm notebooks da Dell que eles não poderão recarregar o portátil durante o vôo.

No começo do mês, a Dell anunciou o recall de 4,1 milhões de baterias de notebooks por um potencial risco de incêndio. A companhia recebeu diversas reclamações de notebooks que explodiam sozinhos enquanto carregavam e descobriram que a fonte do problema era um carregamento de baterias com defeito da Sony.

A Qantas disse que laptops com baterias que fazem parte do recall e ainda não foram substituídas podem ser usadas em vôos, mas apenas com a bateria cheia ou o notebook conectado direto na tomada, sem o dispositivo.

A Sony é uma grande fabricante de baterias de íon-lítium, mas, até agora, apenas a Dell anunciou um recall de notebooks. A empresa japonesa disse que o problema está relacionado a partículas metálicas em uma área crítica da célula de bateria, mas o risco de explosão depende da configuração do sistema.

Na última semana, a Sony disse que sua linha de notebooks Vaio não carregava riscos.

Na quinta-feira, a Sony disse que está investigando uma reclamação de um usuário dos Estados Unidos que alega que seu notebook da linha Vaio também explodiu ao ser carregado.

O computador aparentemente pegou fogo na manhã desta quarta-feira e bombeiros foram chamados ao lar do usuário, de acordo com KMBC-TV.

Clientes da Dell podem achar mais detalhes sobre o recall visitando o site da companhia ou ligando para o número 0800-9703355 oferecido pela subsidiária brasileira da empresa.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail