Home > Dicas

Vírus no Orkut

Cuidado com as mensagens que circulam no Orkut. Elas podem conter pragas virtuais

24/08/2006 às 12h18

Foto:

Cuidado com as mensagens que circulam no Orkut. Elas podem conter pragas virtuais. Leia também: Os dez maiores riscos à segurança

Orkut 150 100Tenho recebido uma série de mensagens pelo Orkut com um link para fotos que não existem. Infelizmente, abri um desses arquivos. O detalhe é que, depois disso, passei a receber mensagens indicando um link que supostamente seria do UOL e serviria como antivírus para o suposto invasor encaminhado pelo link anterior. Essa informação é verídica ou é outra onda de vírus?

Mensagem enviada por Joyce Peixoto por e-mail

Criminosos da internet também utilizam o Orkut para disseminar pragas virtuais e roubar dados de usuários. “Veja as fotos da minha festa” é uma das iscas mais utilizadas. Ao clicar no link inserido na página de recados do serviço de relacionamento, várias coisas podem acontecer, dependendo do software nocivo usado para o golpe. Pode ser a infecção por um vírus que envia mensagens contaminadas para outras pessoas ou a instalação de um cavalo-de-tróia programado para roubar dados.

Como você clicou nas falsas fotos, deve ter um invasor em sua máquina. Instale ferramentas como antivírus, firewalll e anti-spyware para tentar localizar e remover a ameaça. As mensagens que indicam um suposto antivírus para resolver a questão, por sua vez, têm tudo para ser outro golpe para a instalação em seu computador de mais um programa nocivo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail