Home > Dicas

Impressão com toque profissional

Saiba como instalar em menos de 15 minutos uma impressora a laser colorida em seu escritório

Francisco Núnez - PC World Espanha

24/08/2006 às 13h59

Foto:

Saiba como instalar em menos de 15 minutos uma impressora a laser colorida em seu escritório

Ter uma impressora a laser colorida em casa ou em um pequeno escritório era algo impensável há alguns anos. Seu preço alto e o tamanho avantajado fizeram com que esse periférico ficasse relegado a ambientes mais profissionais, e o usuário doméstico optava por soluções a jato de tinta ou a laser monocromática, equipamentos mais baratos.  A chegada ao mercado de modelos mais acessíveis (já é possível encontrar equipamentos por menos de 1,5 mil reais) e com dimensões menores tornou esse tipo de aparelho uma alternativa a ser levada em conta em ambientes menores, oferecendo custo, velocidade e qualidade de impressão muito atrativos. E não é necessário ser um técnico para instalar com sucesso estas impressoras e realizar tarefas de manutenção ou substituição de cartuchos.

Leia também: Como resolver problemas de impressão rapidamente

box_impressão169Neste artigo, PC WORLD mostra a instalação de uma impressora a laser colorida dirigida a pequenos grupos de trabalho. Trata-se do modelo Samsung CLP-510, mas há vários outros modelos (de vários fabricantes) disponíveis.

1 - Instalar a cinta de transferência

impressão1-169Depois de retirar a embalagem e os lacres, a primeira coisa a ser feita é verificar se temos todos acessórios e componentes fornecidos: cabos, discos de instalação, manuais e, é claro, os cartuchos. Também é importante dedicar alguns minutos para se familiarizar com os diferentes compartimentos, bandejas e seus respectivos mecanismos de abertura.

impressão2-169Em seguida, localize o compartimento onde é instalada a cinta de transferência (componente necessário para fixar o toner durante o processo de impressão). Este compartimento está localizado na parte superior da impressora, embaixo da bandeja de saída do papel. No modelo utilizado, a cinta vem de série colocada no mesmo compartimento, porém, com dois protetores que precisam ser retirados. Para isso, aperte o botão de abertura da tampa superior e retire a cinta segurando-a pela asa e empurrando-a em sua direção.

impressão3-169Depois de retirar as proteções, volte a inseri-la alinhando as fissuras e deslocando-a suavemente para, em seguida, empurrar com firmeza e chegar ao final do trajeto. Finalmente, encaixe esse módulo pressionando sobre as alavancas de fixação localizadas nas laterais e feche a tampa.
++++
2 - Coloque os cartuchos de toner
impressão5-169A impressora utilizada possui quatro cartuchos de toner, um para cada cor básica (preto, amarelo, cian e magenta) lacrados individualmente. Recomenda-se que antes de retirar a embalagem correspondente seja movimentado ligeiramente o cartucho para que o toner se distribua de maneira uniforme. 

impressão6-169Depois, localize e abra a tampa do compartimento onde serão instalados os cartuchos. Ela se encontra na parte esquerda da impressora e possui uma entrada para cada cor, identificada por uma letra (K: preto, Y: amarelo, M: magenta, C: cian). Os cartuchos devem ser colocados na seguinte ordem: cian, magenta, amarelo e preto, empurrando-os suavemente pelos extremos e pressionando através da asa quando chegar ao final, para fixá-los na fissura correspondente. Uma vez instalados, devemos nos certificar de que a tampa está bem fechada.

3 - Carregar o papel
impressão4-169Esta é evidentemente uma operação que acontecerá com freqüência. No modelo CLP 510, a bandeja principal está localizada na parte inferior frontal da impressora e tem capacidade para 250 folhas de papel tamanho A4 ou Carta.  Uma vez retirada a bandeja, observe que existe uma placa metálica e uma série de guias e fixações que devem ser ajustadas ao tamanho do papel. Antes de colocar as folhas, é recomendável arejá-las ligeiramente e verificar se estão perfeitamente alinhadas. Em seguida, empurre a placa metálica até a sua posição horizontal e coloque o papel sobre ela, levando em conta que a frente da impressão será a que ficará para cima. Depois, ajuste as guias ao tamanho das folhas sem apertar muito para evitar que dobrem e façam com que as folhas se enrosquem, verificando sempre se a bandeja está perfeitamente fechada.
++++
4 - Conexão à rede elétrica e ao PC
impressão7-169Os conectores para os cabos de alimentação e USB estão na parte esquerda da impressora, junto ao interruptor de liga-desliga do dispositivo. Antes de fazer qualquer conexão é importante ter certeza de que este interruptor está na posição de desligado. No que se refere à conexão ao PC, infelizmente os fabricantes não costumam fornecer o cabo USB necessário. Este cabo deve ser do tipo A/B e no caso da impressora que estamos instalando, compatível com a norma USB 2.0. Sua instalação é rápida e simples, basta conectar um extremo na porta da impressora e outro em alguma porta livre do computador.

5 - Instalação do software
Agora que já temos a impressora corretamente montada – cartuchos, papel e conexões – só resta instalar o software e ligar o aparelho. Felizmente, neste tipo de periférico o processo está totalmente automatizado: basta inserir o CD de instalação e seguir os passos de um simples assistente que permitirá começar a imprimir sem maiores problemas. No nosso caso, a primeira coisa que o programa de instalação solicitará será a conexão USB (já realizada) e a ligação do aparelho. Feito isso, começará o processo de detecção automática. Em seguida, selecione a opção Instalação típica e clique em Seguinte, iniciando assim a cópia dos arquivos necessários e a instalação do controlador do dispositivo. Finalmente, o assistente perguntará se deseja realizar a impressão da página de teste. É recomendável selecionar esta opção e verificar se tudo funciona corretamente, embora também seja possível imprimi-la depois selecionando as propriedades da impressora na caixa Impressoras e aparelhos de fax do Windows XP, ou então a partir do próprio painel de controle da impressora.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail