Home > Notícias

Canon apresenta câmera profissional com remoção automática de pó

Nova câmera EOS Digital Rebel XTi permitirá que usuário remova sujeira da lente por conta da combinação de tecnologias

Por Nancy Gohring, para o IDG Now!*

25/08/2006 às 10h38

Foto:

Nova câmera EOS Digital Rebel XTi permitirá que usuário remova sujeira da lente por conta da combinação de tecnologias

Como apenas um grão de areia pode parecer enorme em uma foto, a Canon combinou várias tecnologias, incluindo uma que utiliza vibrações ultrasônicas, para manter a sujeira longe de sua nova câmera digital.

A câmera reflex de lente única EOS Digital Rebel XTi, anunciada na quinta-feira (23/08), emprega o que a Canon chama de Sensor Auto Limpante (do inglês, Self Cleaning Sensor).

A tecnologia mantém um filtro na frente da câmera, que serve para tirar sujeiras da superfície da lente por meio de vibrações ultrasônicas, que são ativadas por um segundo, toda vez que a câmera for ligada ou desligada, ou por um comando.
A sujeira filtrada fica presa em um adesivo interno, para que não volte para a lente.

A EOS Rebel Xti possibilita a troca de lentes, para que o usuário possa limpá-las novamente durante o procedimento.

Caso algo indesejado ainda permaneça na lente, a Canon oferece outra opção. O usuário pode ativar a função Apagar Arquivo de Areia (do inglês, Dust Delete Data), que mapeia o tamanho e o lugar de onde está qualquer sujeira restante, para que, quando a foto for transferida ao PC, a função seja ativada.

A Canon ainda oferece algumas técnicas para diminuir a areia nas lentes, como um filtro não estático, para que a areia não fique preso nela, e facilidade na limpeza do equipamentos graças ao material com que sua proteção é feita.

A companhia não é primeira a aplicar estas tecnologias, mas é pioneira em combinar todas elas em uma só câmera. A Sony lançou recentemente seu primeiro modelo SLR digital, a DSLR-A1000, que conta com vibração no CCD para que as fotos com até 10,2 megapixels não sejam afetadas por pó dentro do equipamento.

A EOS Digital Rebel XTi tem resolução de 10,1 megapixel e custará 899 dólares juntamente com um conjunto de lentes nos Estados Unidos. O lançamento está previsto para o meio de setembro deste ano.

*Nancy Gohring é editora do IDG News Service, em Dublin.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail