Home > Notícias

Ao invés do console, use o PC

Do Atari ao Xbox, a PC World selecionou uma lista de nove consoles para serem emulados no seu PC e contou um pouquinho da invenção de Ralph Baer, o pai do videogame

Camila Rodrigues, especial para a PC WORLD

25/08/2006 às 16h20

Foto:

Do Atari ao Xbox, a PC WORLD selecionou uma lista de nove consoles para serem emulados no seu PC e contou um pouco da invenção de Ralph Baer, o pai do videogame

Leia também: Que tal fazer um game só seu?

console-100X150Você sabia que em 1958, em plena Guerra Fria, o físico Willy Higinbotham criou um jogo de tênis que era exibido em um osciloscópio e processado por um computador analógico? O dispositivo ficava nas instalações do Laboratório Nacional de Brookhaven, nos EUA, onde eram desenvolvidas armas nucleares norte-americanas. A intenção era que o público que visitasse o local não se entediasse. Resultado: durante meses, esta foi a maior atração do laboratório.

Mas o primeiro protótipo de console foi apresentado somente em 1968, pelo engenheiro de televisão Ralph Baer. O equipamento foi batizado de "Brown Box", rodava jogos de futebol, voleibol e até mesmo de tiro e serviu de base para o primeiro console da história, anunciado em 1972: o Odyssey 100.

A partir daí, iniciou-se um processo de evolução do mercado de games que incluiu outras versões do Odissey, o Intellivision e diversos modelos produzidos pela empresa Atari. O crescimento se deu até 1984, quando houve o “crash da indústria dos videogames”. Mas o mercado se recuperou com o lançamento do Nintendo Entertainment System, da japonesa Nintendo, em 1987.

De lá para cá, surgiram outros consoles, como o Mega Drive, o Master System, os Playstations, os Xboxs, e a história dos consoles ainda está sendo construída. Mas como estes eletrônicos tão queridos nem sempre estão disponíveis – como quando você viaja, por exemplo - há a oportunidade de simulá-los por meio de qualquer PC, por meio dos emuladores, programas que imitam o ambiente dos videogames.

Por isso, a PC WORLD selecionou nove emuladores de consoles desde os mais antigos até os contemporâneos para você baixar no seu computador e se divertir!

numero01 Atari 2600
O vídeogame foi lançado em 1978 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil, a partir de um projeto de Nolan Bushnell. Na época, a SEGA, a Coleco, e a Nintendo produziam jogos para o console.
:: Emulador: Stella 2.2

numero02Master System
Com a sua chegada, o Atari ficou para trás. Anunciado no Japão em 1986, o console enfrentou forte concorrência do Famicom da Nintendo, já que, devido a contratos de exclusividade, o Master System dependia somente dos lançamentos desenvolvidos pela SEGA. O cenário foi revertido na Europa, onde o game foi mais bem recebido que o seu concorrente.
:: Emulador: MGX 0.13

numero03Mega Drive
Quem não se lembra das peripécias do porco-espinho azul Sonic para combater o barrigudo de bigode ruivo Robotinik? O bichinho era a arma da SEGA para concorrer com o Mário Bros do Super Nintendo. O mesmo emulador do Master System serve para o Mega.
:: Emulador: Gens 2.12b

++++

numero04Game Boy
O game portátil surgiu em 1979, com tela de cristal líquido monocromática, jogos em preto e branco, gráficos em 8 bits e possibilidade de ser jogado por apenas uma pessoa. Em 2001, foi lançado pela Nintendo uma versão com 32 bits de potência e gráficos em 3D.
:: Emulador: VisualBoy Advance 1.8

numero05SuperNintendo
Concorrente do Mega Drive, registrou um total de mais de 50 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Apesar de possuir um chip de vídeo mais avançado que o do Mega Drive, ele tinha um processador muito mais lento, o que fazia que o jogo entrasse em “câmera lenta” com certa freqüência.
:: Emulador: Zsnes1.30

numero06Nintendo 64
Este foi o último console doméstico a fazer uso de cartuchos de memória ROM quando os concorrentes utilizavam CD-ROM em seus consoles. As principais vantagens eram a velocidade de acesso, já que as taxas de transferências na leitura de um chip de ROM são maiores do que as de um CD-ROM e a segurança, pois é relativamente difícil copiar um cartucho sem o equipamento correto.
:: Emulador: 1964

++++

numero07PlayStation One
Lançando em 3 de dezembro de 1994 no Japão e quase 1 ano depois nos EUA, o videogame da Sony é tido como o grande responsável pela popularização dos games em CD-ROM e de jogos com temáticas adultas.
:: Emulador: AdriPSX ILE 1.2.1

numero08PlayStation 2
Também foi lançado no Japão em março de 2000 e a versão norte-americana foi anunciada em outubro de 2000. O PlayStation 2 chegou a mais de 100 milhões de unidades vendidas NO MUNDO
:: Emulador: NeutrinoSX 0.08.01

numero09XBox
Lançado em 2001, o Xbox é muito parecido um PC comum, e traz um processador da Intel, uma placa de vídeo da Nvidia e um núcleo baseado em Windows 2000.
:: Emulador: Cxbx 0.7.8

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail