Home > Notícias

Microsoft aproxima-se de versão final do navegador Internet Explorer 7

Voltada para que desenvolvedores verifiquem compatibilidade, versão tem nova ferramenta de desinstalação e duas novas línguas

Por Elizabeth Montalbano, para o IDG Now!*

25/08/2006 às 11h05

Foto:

Voltada para que desenvolvedores verifiquem compatibilidade, versão tem nova ferramenta de desinstalação e duas novas línguas

A Microsoft está convocando desenvolvedores para assegurar que aplicações e sites serão compatíveis com o Internet Explorer 7 Release Candidate 1 (RC1) para Windows XP, que a empresa oferecerá a partir desta quinta-feira (24/08).

O RC1 significa que o IE 7 está quase pronto para chegar à sua versão final. O Internet Explorer 7 RC1 para Windows XP é uma versão com todas as funções finais que deverão acompanhar o aplicativo em seu lançamento oficial, marcado para o último trimestre do ano, disse Margaret Cobb, diretora do grupo de produtos para o time IE da Microsoft.

Ela chamou o IE7 RC1 para Windows XP como "uma chamada para que a comunidade de desenvolvedores Windows entre em ação", já que o grupo poderá usar o lançamento público para ter certeza da compatibilidade entre aplicações e o navegador para não haja erros no browser final.

A Microsoft adicionou uma nova função ao RC1 que não estava presente na versão beta 3 do IE 7, divulgada no último dia 26 de junho - a ferramenta de auto-desinstalação para que testadores não tenham que apagar manualmente versões anteriores de teste pelo Painel de Controle do Windows. "Isto simplifica o processo de instalação", disse ela.

O IE 7 RC1 para Windows XP também está disponível em mais duas línguas além das divulgadas em versões anteriores. A Microsoft oferece agora também opções em francês e espanhol, além das já presentes inglês, alemão, japonês, árabe e finlandês. A versão final do Internet Explorer 7 estará disponível em 35 linguagens, disse Cobb.

O navegador é uma versão incompleta do software que será incluído como parte do Windows Vista, a próxima versão do sistema operacional da Microsoft. O Internet Explorer 7 integrado ao novo sistema terá duas ferramentas de segurança adicionais - modo protegido e controle de conteúdo - em relação ao aplicativo para Windows XP, segundo Cobb.

Uma vez na versão final para Windows XP, o IE 7 estará disponível tanto como um download gratuito do site da Microsoft como pelo serviço de atualização automática do Windows. No entanto, a Microsoft dará a empresas uma ferramenta que permite que PCs corporativos ignorem a atualização se necessário.

Algumas das novas atualizações disponíveis no IE 8 incluem suporte nativo a feeds de RSS, navegação por abas e melhorias na segurança, incluindo aí um filtro antiphishing.

Enquanto o Internet Explorer ainda é o navegador dominante no mercado, a Microsoft espera que o IE 7 ganhe de volta espaço na participação de browsers perdida para o Firefox, da Fundação Mozilla, que tem experimentado grande apelo recentemente.

De acordo com a NetApplications.com, o Firefox tinha participação de mercado de 8% em julho, enquanto o IW tinha 87,2% no período.

*Elizabeth Montalbano é editora do IDG News Service, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail