Home > Notícias

Para coibir “usuários maliciosos”, Google coloca aviso no Orkut

Na semana em que foi ameaçado de multa milionária pela Justiça, buscador publica alerta na rede social pedindo ajuda a usuários

Por Redação do IDG Now!

28/08/2006 às 10h56

Foto:

Na semana em que foi ameaçado de multa milionária pela Justiça, buscador publica alerta na rede social pedindo ajuda a usuários

Na mesma semana em que prometeu aumentar o combate a usuários envolvidos com assuntos maliciosos, o Google integrou à tela de boas-vindas do Orkut um aviso alertando sobre o bom uso da rede social.

O anúncio pede que o usuário use o serviço com responsabilidade e apresente um perfil mais proativo na denúncia de comunidades e perfis online que possam estar envolvidos com assuntos como os que levaram o Ministério Público Federal a exigir a entrega de dados da rede social.

O recado finaliza afirmando que "conteúdo ilegal não será tolerado e será devidamente removido", com um link para os Termos de Serviço do Orkut.

Mesmo com sua publicação como forma de conscientizar os usuários, o anúncio não traz nenhuma mudança nas regras de conduta impostas pelo Orkut antes da crise com a Justiça brasileira.

Ao divulgar documento que lista a presença de 1,2 mil comunidades que abordam pedofilia, a organização não-governamental Safernet lembrou que as regras do Orkut afirmam que o serviço só pode ser usado por maiores de 18 anos. O Google, porém, não fiscaliza os usuários, segundo a organização.

Na última terça-feira, o Ministério Público Federal entrou com uma Ação Civil Pública contra o Google Brasil exigindo a entrega de dados de usuários envolvidos em perfis e comunidades acusados de crimes digitais, como tráfico de drogas, pedofilia e incitação ao ódio.

O descumprimento da exigência poderá acarretar em multa diária de 200 mil reais para o buscador no Brasil, além de indenização por não colaborar anteriormente de 130 milhões de reais e o conseqüente fechamento das atividades do Google no país.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail