Home > Notícias

PS3 auxiliará projeto de computação distribuída para cura de doenças

Graças ao seu chip Cell, console poderá processar dados com mais rapidez que supercomputadores, ajudando cientistas

Por Redação do IDG Now!

28/08/2006 às 10h58

Foto:

Graças ao seu chip Cell, console poderá processar dados com mais rapidez que supercomputadores, ajudando cientistas

A próxima geração de consoles da Sony, o PlayStation 3 (PS3), poderá colaborar  para a cura de doenças como o Mal de Alzheimer, entre outras. O projeto de computação distribuída Folding@Home (FAH) pretende utilizar o poder dos processadores Cell do PS3 para atingir uma performance antes garantida apenas por supercomputadores.

Os projetos de computação distribuída são baseados no download de softwares por voluntários que permitem que dados científicos sejam processados em seus computadores (ou agora nos seus videogames) no momento em que eles estão inativos.

Segundo o FAH, graças à nova tecnologia dos processadores do PS3, combinando 10 mil máquinas deste tipo será possível atingir a performance de mais de 1 quadrilhão de cálculos por segundo, superior ao rendimento em supercomputadores.

Além de processar os dados, o software para PS3 criado pela Sony e pelo FAH trará recursos gráficos, que mostrarão as moléculas analisadas em 3D, de diferentes ângulos. O novo console da Sony está previsto para ser lançado em novembro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail