Home > Notícias

Tráfego da internet aumenta até 30% durante propaganda eleitoral

Levantamento da Plug In aponta crescimento de até 30% no acesso a sites e e-mails, além de 8% de elevação nas vendas virtuais

Por Camila Fusco, do COMPUTERWORLD

28/08/2006 às 13h48

Foto:

Levantamento da Plug In aponta crescimento de até 30% no acesso a sites e e-mails, além de 8% de elevação nas vendas virtuais

O acesso de internautas brasileiros à web tem apresentado crescimento notável durante o horário da propaganda eleitoral noturna, veiculada nas emissoras de televisão entre 20h30 e 21h20, aponta pesquisa da empresa de hospedagem de sites Plug In.

Segundo a companhia, que hospeda cerca de 12 mil páginas, desde o início da transmissão da propaganda eleitoral gratuita – em 15 de agosto – tem sido observado crescimento de até 30% no tráfego da rede neste período.

“Observamos que por volta das 20h30 o acesso a sites, e-mails e lojas virtuais aumenta, fazendo com que seja observada diferença de até 30% no tráfego. Fica notório que o eleitor tem desligado a TV e ido para o computador, ver seus e-mails ou simplesmente navegar. Ao término do horário, a navegação volta aos patamares normais registrados ao longo do ano”,
completa Vinícius Pessin, diretor executivo da Plug-In.

Apesar de não detalhar os números, o executivo aponta que entre as principais páginas acessadas estão as de entretenimento, portais de e-mail e até mesmo os sites corporativos.
“Esses são indícios de que muitos internautas têm aproveitado o horário também para trabalhar.”

Em pesquisa com seus clientes, a companhia comprovou ainda que o período tem sido benéfico para o comércio virtual. Segundo Pessin, os proprietários de lojas virtuais apontaram 8% de crescimento nas vendas nesse período, comparados à mesma faixa horária anterior ao início da propaganda eleitoral.

Ainda de acordo com o executivo, não foi necessário reforçar a infra-estrutura para suportar o tráfego, já que a margem de flutuação da navegação já é estimada pela empresa. Recentemente a companhia anunciou investimentos de 5 milhões de reais para dobrar a capacidade de banda dos seus data centers, em São Paulo e Porto Alegre. Atualmente a empresa mantém 170 servidores para hospedagem de sites.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail