Home > Notícias

McAfee alerta para novo ataque que usa phishing em celulares

No 1º ataque do tipo, hackers enviam mensagem SMS ao celular anunciam falso cadastro e incitam usuário a baixar cavalo-de-tróia

Por John Blau, para o IDG Now!*

29/08/2006 às 11h06

Foto:

No 1º ataque do tipo, hackers enviam mensagem SMS ao celular anunciam falso cadastro e incitam usuário a baixar cavalo-de-tróia

Usuários de telefones celulares devem tomar cuidado com mensagens de textos que contenham um link que, quando visitado, pode baixar um cavalo-de-tróia, especialistas de segurança alertaram na última sexta-feira (25/08).

Em um post em seu blog corporativo, a McAfee chamou a nova ameaça de "SMiShing", se referindo ao ataque de phishing enviado por mensagens SMS.

Alguns usuários de telefones celulares começaram a receber a mensagem, que traz a frase "Estamos confirmando que você se cadastrou no nosso serviço de namoros. Será debitado de sua conta 2 dólares por dia, a não ser que você cancele", segundo anúncio feito por David Rayhwak no blod da McAfee Avert Labs.

A mensagem inclui uma URL que, caso clicada, baixa um cavalo-de-tróia que poderia permitir que um telefone com acesso à internet fosse controlado por hackers.

O "SMiShing" é outro exemplo de como hackers estão injetando vírus e malwares em telefones celulares e outros aparelhos móveis que podem infectar redes corporativas, de acordo com Rayhawk.

Estudo elaborado pela mesma McAfee afirma que o número de vírus para celulares cresceu 877% durante o ano passado em comparação com 2004.

*John Blau é editor do IDG News Service, em Düsseldorf.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail