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Universal apóia projeto de download gratuito de músicas na web

Serviço baseado em anúncios, que pode rivalizar com o iTunes, estréia em dezembro com o apoio de pelo menos uma empresa de peso

Por Redação do IDG Now!

29/08/2006 às 14h19

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Serviço baseado em anúncios, que pode rivalizar com o iTunes, estréia em dezembro com o apoio de pelo menos uma empresa de peso

A Universal Mucic, maior companhia de música do mundo, está apoiando um novo serviço que permitirá ao internauta baixar músicas gratuitamente, fazendo frente ao popular iTunes, da Apple, que cobra 99 centavos de dólar por canção, reportou o Financial Times.

Ao contrário da loja virtual da Apple, o novo serviço, chamado SpiralFrog, terá sua receita proveniente de anúncios e o apoio da Universal ao projeto reflete um movimento das gravadoras para tentar recuperar a receita perdida para as redes peer-to-peer (P2P) ilegais.

O serviço deve estrear em dezembro, às vésperas do Natal, o que deve aquecer o mercado de download legal de músicas, hoje praticamente dominado pelo iTunes, que detém 80% das vendas de música na web.

O porta-voz da SpiralFrog disse ao Financial Times que está negociando com outras gravadoras, como a Warner, a EMI e a Sony-BMG, e que espera que a ascensão do modelo de anúncios na web desperte o interesse destas empresas.

Um hit no streaming de vídeos, o YouTube também está mantendo conversas com a indústria fonográfica para oferecer acesso gratuito a videoclipes em sua plataforma.

Segundo o Merrill Lynch, o mercado de musica digital deve crescer 35% fora dos Estados Unidos, movimentando 11,6 bilhões de dólares. No mercado norte-americano, as vendas devem crescer 30%, somando 16 bilhões de dólares em receita.

Apesar das cifras, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica estima que ainda há 40 downloads ilegais para cada legal, na internet.

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