Home > Notícias

Conheça formas fáceis e rápidas de desfragmentar os drives do seu PC

Utilize ferramentas próprias do sistema para fazer esta tarefa e conheça uma função limpadora de disco

Por Scott Dunn - PC World EUA

30/08/2006 às 15h06

Foto:

Utilize ferramentas próprias do Windows para fazer esta tarefa e conheça a função limpadora de disco

defrag100x120Você vive dizendo que desfragmentaria o seu HD com mais freqüência se esta tarefa não te tomasse tanto tempo. Bom, temos aqui algumas dicas para você fazer isso, mas antes de começar a desfragmentação, realize uma varredura no disco para ver se algum erro é encontrado.

Vamos começar? Então clique em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema, Desfragmentador de Disco, Desfragmentar. Desta forma, você só pode desfragmentar um disco por vez, mas a ferramenta do Windows mostra a evolução deste processo por meio de um gráfico e lista todos os seus drives. Assim você pode desfragmentar um após o outro sem ter de clicar em uma porção de vezes em caixas de diálogo.

É sempre melhor desfragmentar um disco quando ele não está sendo utilizado. Para programar a desfragmentação automática de um drive do Windows em determinada hora, abra o Bloco de Notas (ou algum outro editor de texto) e digite defrag.exe seguido de um espaço, a letra correspondente ao drive e : (sinal de dois pontos). Por exemplo: defrag.exe c:

Um drive que esteja com pouco espaço em disco pode ‘relutar’ para ser desfragmentado, portanto dê um espaço e digite –f para forçar o Windows a desfragmentá-lo de qualquer forma. O Windows pode também reportar o fim da desfragmentação: para isso, dê um espaço e digite –v para verificar os detalhes disponíveis. Exemplo: defrag.exe c: -f -v

Na seqüência, digite > (símbolo de ‘maior que’) seguido de um caminho para um arquivo de texto que vai exibir os resultados (se já houver no local um arquivo de texto com o mesmo nome, ele será regravado com os novos dados). Tenha certeza de inserir aspas neste caminho se ele contiver espaços ou se utilizar nomes longos de arquivo ou pastas.

Depois de tudo isso, sua linha de comando deverá ficar parecida com essa: defrag.exe c: -f -v >"e:\doc\defragreport.txt" (seu caminho e nome de arquivo não serão estes provavelmente). Por fim, pressione Enter.
++++
Se você deseja desfragmentar mais de um drive, crie uma linha de comando para cada um deles mudando a letra do drive, o caminho e nome do arquivo conforme for necessário. Quando estiver pronto, vá em Arquivo, Salvar e guarde-o em local apropriado. Lembre-se de utilizar a extensão .bat ou .cmd.

De agora em diante, sempre que você quiser desfragmentar seus drives, apenas dê um duplo clique no arquivo .bat ou .cmd que você criou (você pode arrastar o ícone do arquivo desde o Windows Explorer, ou qualquer outra pasta, até o seu menu Iniciar e criar um atalho para ele lá).

Já a função das Tarefas agendadas do Windows permite que você desfragmente automaticamente os drives na hora em que programar. Para usar esta ferramenta, clique em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema, Tarefas Agendadas. Clique duas vezes no ícone Adicionar Tarefa Agendada e, depois, em Avançar. No próximo passo, clique em Procurar e encontre o arquivo. Selecione ele e clique em Abrir. Siga os próximos passos para realizar a desfragmentação de disco quando você desejar.

Para utilizar as Tarefas Agendadas é necessários que você faça se login utilizando uma conta protegida por senha – você terá de fornecer sua senha do Windows como parte do processo de agendamento de tarefas.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail