Home > Notícias

Google expande seu polêmico serviço de download de livros

Busca por livros agora permite o download e impressão de obras em domínio público

Por Juan Carlos Perez, para o IDG Now!*

30/08/2006 às 15h12

Foto:

Busca por livros agora permite o download e impressão de obras em domínio público

O Google expandiu seu polêmico serviço de buscas de livros para permitir às pessoas baixar obras completas em PDF para seus computadores, com a opção de imprimi-las.

O recurso já está disponível e permite o download e a visualização completa de obras que já caíram em domínio público e, portanto, não são mais protegidas por direitos autorais.

Até então, era possível ler estas obras pelo Google Book Search, mas não baixá-las e imprimi-las. O Google não permitirá, no entanto, o download de obras protegidas por direitos autorais, mesmo que os detentores dos direitos tenham permitido que a obra seja integralmente exibida na ferramenta.

Segundo Adam Smith, gerente do grupo responsável pelo Google Book Search e pelo Google Scholar, a grande maioria dos livros em domínio público foi escaneada como parte do projeto de digitalização de livros de bibliotecas da empresa, pelo qual o Google deve digitalizar o acervo das universidades de Harvard, Stanford e Oxford, entre outras.

Críticos do projeto afirmam que o Google não pode digitalizar livros protegidos por direitos autorais sem antes obter a autorização dos autores.

A questão já motivou duas ações legais contra o Google, uma da associação de autores The Authors Guild e três escritores, e outra da associação de editores The Association of American Publishers, em nome de cinco membros.

*Juan Carlos Perez é editor do IDG News Service, em Miami.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail